Brasil participa há apenas três anos da competição, que está na 15º edição, sempre alcançando o TOP 3 mundial dos alunos mais criativos do Mundo com ferramemtas adobe com dois vice-campeonatos e um 3º lugar. Já estão abertas as inscrições da seletiva que levará os dois os alunos mais criativos do Brasil nas ferramentas Adobe para a final mundial 2024, a Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, em Los Angeles (EUA), em julho.
Estão abertas as inscrições gratuitas para alunos de 16 a 22 anos participarem da Seletiva Brasil do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, o campeonato mundial dos alunos criativos com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop. O evento acontece há 15 anos, sempre com a grande final nos EUA, mas só conta com participação brasileira desde 2021, quando a seletiva passou a ser organizada no país pela ENG DTP & Multimídia. “Fui convidado a acompanhar a final do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship nos EUA, em 2019, e percebi que havia, sim, espaço para o Brasil na competição que reúne representantes de mais de 80 países. Então trabalhamos para trazer a prova em português para cá, e foi uma grande vitória para os nossos jovens criativos”, explica Álvaro Venegas, fundador e CEO da ENG DTP & Multimídia, e o responsável pelos brasileiros participarem da competição. Cada país levará os dois melhores alunos das suas seletivas para a grande final de 2024 que acontecerá em julho, em Los Angeles (EUA), com premiação de US$ 8 mil para o campeão, US$ 4 mil para o vice-campeão e U$ 2 mil para o terceiro lugar, além disso, todos os finalistas ganham entradas para a Disneyland.
Produção ao vivo em três horas
Para a Seletiva Brasil os participantes deverão se preparar para criar o projeto de um cliente sem fins lucrativos escolhido pelos patrocinadores da etapa brasileira. Será apresentado um tema e um contexto para a criação da campanha para o mundo digital nas redes sociais e o aluno terá três horas para desenvolvê-la nas ferramentas Adobe. Para avaliar os competidores, o corpo de jurados será composto pelo 1º colocado da Seletiva Brasil do ano passado, Egberto Oliveira, de Maceió (AL), e mais dois convidados com experiência no assunto: Ailton Santos Silva, que é Doutor em Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo-FAU USP; e Marcelo F. Pereira, Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os critérios de avaliação dos jurados serão aderência ao tema, uso de fontes e legibilidade, uso de recursos da ferramenta, uso do banco de imagens e materiais disponibilizados, avaliação de estética e adequação à mídia social/Aplicação.
Para participar, é necessário que o aluno tenha a Certificação Adobe, que pode ser feita na própria faculdade ou escola que estejam credenciadas para tal, ou na ENG DTP & Multimídia nas suas unidades de São Paulo, Curitiba, Brasília ou Rio de Janeiro. “Estamos realizando webinars para que as instituições de ensino façam parte do projeto e ofereçam aos seus alunos a oportunidade de se tornarem certificados nas tecnologias de design da Adobe, e participarem da Seletiva 2024”, conta Álvaro sobre as preparações para formar a equipe brasileira.
Brasileiros estão entre os três melhores do Mundo
E o Brasil tem feito bonito no Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship estando sempre entre o TOP 3 mundiais desde que começou a participar, há três anos, com sua primeira seletiva em 2020. No ano passado, Egberto Oliveira, de Maceió (AL), primeiro colocado no Brasil, ficou na 3ª posição geral da competição entre os 164 participantes de 82 países. Em 2022, Manoela Campos, de Porto Alegre RS), ficou na segunda posição mundial, assim como em 2021, quando Gustavo Oliveira, de Goiânia (GO), também foi o vice-campeão. “Vimos crescer o número de criativos brasileiros nas seletivas, em 2021 foram 48, em 2022 foram 64 e ano passado aumentamos em 100% o número de participantes, alcançamos 128 inscritos. Este ano queremos superar em muito este número para que mais jovens cabeças brilhantes do Illustrator ou Photoshop possam manter o Brasil como destaque mundial nestes recursos”, diz Venegas.
As inscrições dos alunos criativos e certificados nas tecnologias da Adobe na Seletiva Brasil 2024, que é totalmente gratuita, podem ser feitas através do link https://www.eng.com.br/
Conheça mais sobre os jurados da Seletiva Brasil Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship 2023:
EGBERTO OLIVEIRA | Vencedor da Seletiva Brasil 2023 e 3º lugar mundial 2023 , é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é UX/UI Designer no Senai Alagoas. Medalha de bronze na competição Adobe Certified Professional World Championship. Certificado em Design Visual usando Adobe Photoshop e Design Gráfico e Design Gráfico. Ilustração usando Adobe Illustrator.
AILTON SANTOS SILVA | Doutor em Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo-FAU USP, na área de Design de Interface e Usabilidade de Web Sites. Atua no ensino superior há 28 anos com experiência em ensino de Design e Arquitetura. Experiência de 15 anos em Gestão e Coordenação dos Cursos de Bacharelado em Design, Tec. em Design Gráfico e Design de Produto Presencial e EAD. Pesquisador em Novas Tecnologias, Mídias Digitais, UX Design, UX Research, Design, Design de Interiores e Arquitetura. Possui publicações nos segmentos de Design, UX Design, Arquitetura e Informação e Novas Tecnologias, com apresentações de artigos em Congressos Internacionais. Possui larga experiência em projetos de Design Gráfico/Digital, Produto e Arquitetura. Atualmente é docente e pesquisador do curso de Design da Uninove, assim como também lidera o grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPQ, em que orienta alunos de Iniciação Científica com área de concentração: Design-Projeto Visual e Produto. É também Avaliador do MEC/INEP para os cursos de Design, Design Gráfico, Design de Produto e Arquitetura.
MARCELO F. PEREIRA | Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde atua como docente, pesquisador e supervisor de tecnologia acadêmica do Departamento de Artes e Design. Possui experiência na gestão e cooperativa de cursos de extensão e oferece mentoria em Design em Programas de Inovação Tecnológica da universidade. Como pesquisador, possui experiência em mídia digital, interfaces pervasivas, experiência do usuário, design de serviços e processos de transformação digital. Está particularmente interessado no uso de tecnologias contextuais conectadas, computação ubíqua e objetos inteligentes como meios para prover troca de informação e conhecimento.