No recente ABES Summit, um dos principais eventos do setor de tecnologia no Brasil, André Queiroz, Gerente Gabinete da Diretoria de Negócios ApexBrasil, destacou dados e perspectivas que colocam o setor de tecnologia nacional em evidência no cenário global. Em uma apresentação com várias análises estratégicas, Queiroz enfatizou o papel vital que a inovação e a internacionalização das empresas brasileiras têm no fortalecimento da economia nacional.
De acordo com os dados apresentados, o setor de tecnologia vem ganhando protagonismo na economia global. Em 2023, os gastos no setor somaram 3,7 trilhões de dólares, com um crescimento robusto de 5,6%. As previsões para 2024 e 2025 são ainda mais otimistas, entretanto o Brasil, que hoje vê a tecnologia representando 3% do seu PIB, equivalente a 320 bilhões de reais, também mostra um aumento notável nos gastos, que alcançaram 550 bilhões de reais em 2023, com previsões de atingir até 600 bilhões em 2024. Apesar desse crescimento, Queiroz destacou a necessidade de políticas mais efetivas para aumentar a competitividade e inovação no setor, já que as importações de tecnologia ainda superam as exportações.
O executivo pontuou que o Brasil é líder em pesquisa científica na América Latina, ocupando o 14º lugar no ranking global, com 888 pesquisadores por milhão de habitantes. No entanto, o declínio do país no Índice Global de Inovação ressalta a urgência de fortalecer os laços entre a produção acadêmica e o setor empresarial, além da necessidade de elevar os incentivos à inovação.
Por que exportar tecnologia?
A APEX acredita que internacionalizar empresas e exportar tecnologia (produtos e serviços) são estratégias fundamentais para inserir o Brasil no mapa global de inovação. Em sua avaliação, o Brasil está em uma zona de conforto devido a seu mercado desenvolvido, mas é possível crescer ainda mais conquistando mercados internacionais. Por isso, a ApexBrasil incentiva os empreendedores do setor a realizarem processos de internacionalização, pois esta estratégia contribui para: 1) Diversificação de riscos: expandir internacionalmente reduz a dependência do mercado local e possibilita contratos em moeda forte. 2) Estímulo à inovação: a exposição a novos mercados desafia as empresas a inovarem. 3) Atração de investimentos: a presença internacional sinaliza segurança aos investidores. 4) Desenvolvimento de talentos: a internacionalização demanda uma força de trabalho mais qualificada. 5) Economia de escala: expandir operações pode reduzir custos internos. 6) Acesso a cadeias globais de valor: participar de mercados internacionais diferencia produtos pela sofisticação. Assim, a ApexBrasil apoia empresas brasileiras na expansão, conectando o país ao cenário internacional.
Conforme observou Queiroz, o Brasil, com seu mercado internalizado e desenvolvido, encontra-se numa “zona de conforto”, mas as oportunidades de crescimento no cenário internacional são vastas e devem ser exploradas. A ApexBrasil se posiciona como um pilar de suporte para as empresas que desejam expandir fronteiras e integrar-se ao dinâmico e competitivo mercado global, sinalizando que a internacionalização e a inovação são caminhos essenciais para o fortalecimento econômico e tecnológico do país.
“A participação ativa ApexBrasil no ABES Summit reafirma o compromisso do governo brasileiro com a promoção e o crescimento do setor tecnológico, consolidando o Brasil como um polo emergente de inovação e tecnologia no cenário mundial”, finaliza Queiroz.
Para conferir as fotos do evento, acesse: https://flic.kr/s/aHBqjBQMZF
Sobre o ABES SUMMIT
Em sua 14ª edição, o ABES SUMMIT 2024 teve como tema central “Ponto de Inflexão: a urgência da nova agenda tecnológica” e explorou vários assuntos, tais como, como dominar as tecnologias que vão acelerar a transformação da economia, regulação e políticas públicas, agenda ESG, força de trabalho multigeracional, inclusiva e digital. Um dos objetivos do evento era o de promover um dia de imersão para CEOs e líderes, destacando o poder da tecnologia aplicada aos negócios, onde cada momento foi projetado para despertar novas ideias e estratégias. Contou com patrocínio da Magna Sistemas/Almaviva, ApexBrasil, Finep, Caesbra Benefícios, Embrapii, Grilo e Share People Hub. Ocorreu no dia 30 de outubro no JWMarrioT, na capital paulista, e contou com transmissão online gratuita, além de curadoria de conteúdo realizado por Silvia Bassi, publisher do The Shift.