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Processos longos e burocráticos, que limitam a participação a grandes (e privilegiadas) empresas e atrasam serviços essenciais para a população: essa era a realidade do setor de licitações públicas no Brasil até pouco tempo.

A Licitar Digital, plataforma online que conecta órgãos públicos, fornecedores e cidadãos, surge como uma resposta a estas ineficiências – principalmente depois das novas diretrizes da Lei nº 14.133/21, em vigor desde o começo do ano.

Impulsionada pela transparência e pela participação ativa de todos os envolvidos, a missão da empresa é simplificar e democratizar processos licitatórios no Brasil.

Misael Soares, CTO e co-fundador da Licitar Digital destacou os resultados alcançados até o momento: “Realizamos mais de 32 mil processos em três anos. Nosso sistema permite que, em média, os processos sejam concluídos em apenas 12 dias, muito abaixo dos 90 a 120 dias tradicionais.”

O poder público e os prestadores de serviço e/ou produtos já conferem benefícios econômicos pela escolha da plataforma, contribuindo inclusive, à agenda ESG do país.

 

O primeiro marketplace de licitações do Brasil

O primeiro edital de um marketplace verdadeiro em licitações foi publicado pela Licitar Digital na última sexta-feira (06).

Com inspirações em plataformas de e-commerce, como a Amazon e Mercado Livre, o marketplace da Licitar Digital não é uma modalidade de licitação, e sim uma experiência de compra para o cliente, operando por meio de procedimentos auxiliares tais como credenciamento e pré-qualificação, previstos na Lei nº 14.133/2021.

O marketplace permite à Administração Pública formar um cadastro de fornecedores qualificados a fornecer produtos e serviços, permitindo que entidades públicas possam adquiri-los conforme sua necessidade por meio de um único clique.

Isso significa que, após a aprovação inicial, os órgãos podem realizar novas compras de forma rápida e sem a necessidade de iniciar o processo licitatório novamente.

Essa solução é ainda mais vantajosa para produtos de preços muito voláteis, como medicamentos, passagens aéreas e combustíveis, garantindo previsibilidade financeira para os gestores públicos. Com um simples clique, compras adicionais podem ser feitas dentro desse prazo estipulado, economizando tempo e evitando a espera de 90 a 120 dias típica das licitações tradicionais.

Este primeiro edital de marketplace foi realizado pelo consórcio de municípios CISREC com o objetivo de adquirir medicamentos e material médico hospitalar para abastecer municípios da região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais.

PASSO A PASSO

1. Publicação do edital:
O ente público identifica que está precisando de um produto ou serviço e publica edital com informações na plataforma da Licitar Digital.

2. Fornecedor se credencia/pré-qualifica para o edital
Empresas interessadas em participar do edital se cadastram na plataforma e enviam os documentos solicitados.

3. Ente público habilita o fornecedor
O órgão público que abriu o edital analisa os documentos dos fornecedores credenciados. Para participar de licitações específicas, as empresas devem atender a requisitos pré-definidos, como apresentar certidões negativas, comprovação de capacidade técnica, entre outros documentos.

4. Emissão de aviso de compra
É realizada a liberação da emissão de compra pela plataforma.

5. Fornecedores atualizam o preço – se aplicável
Diferente de outros procedimentos licitatórios, no marketplace da Licitar Digital, é possível adquirir bens e serviços por até 1 ano depois do processo aprovado. Os fornecedores poderão alterar seus preços durante todo o período de vigência do edital. Porém, o critério decisório continuará sendo o de menor valor da data do fechamento.

6. Entidade compra do menor preço do dia pagamento
Na modalidade de marketplace da Licitar Digital, o pagamento acontece mais rápido que as licitações por outras categorias – que podem demorar mais que 60 dias para efetivação do pagamento.

7. Fornecedor entrega.

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