13ª Edição da ABES Software Conference – 06 de novembro de 2023
A edição 2023 da ABES CONFERENCE, realizada em São Paulo no dia 06 de novembro, trouxe como tema central “O Futuro Digital e a Reinvenção do Agora” e reuniu importantes especialistas do ecossistema de inovação, inteligência artificial, o futuro do trabalho, fomento à inovação e sustentabilidade em um evento híbrido e gratuito, que contou com mais de 25 líderes em diferentes áreas de atuação como palestrantes e teve como objetivos inspirar, gerar insights e levar aos participantes tendências sobre a reinvenção digital. Os patrocinadores da conferência foram:
O Futuro Digital e a Reinvenção do Agora (06/11)
ABES SOFTWARE CONFERENCE 2023
ABERTURA
Paulo Milliet Roque (Presidente ABES), Geraldo Alckmin (Vice-Presidente da República), Felicio Ramuth (Vice-governador de São Paulo); Gilberto Kassab (Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo); José Luis Gordon (Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Comércio Exterior e Inovação do BNDES); Marcia Nejaim (Profissional gestora de projetos de Sustentabilidade, Mercado Internacional e Estratégia de Negócios na ApexBrasil); e Demi Getschko (Diretor-Presidente do NIC.br).
Keynote Speaker
TEMA: Futuros possíveis. a tecnologia nos aproximará?
Estamos vivendo um momento único da história da Humanidade: vivenciando a mudança global provocada por uma tecnologia que já foi comparada à bomba atômica, ou à criação da prensa. As ondas de impacto das novas tecnologias ainda não podem ser corretamente medidas porque estamos no início. Como garantir que a tecnologia trará finalmente o melhor da humanidade?
Palestrante:
Silvio Meira (Cientista-Chefe, TDS.company & Professor Extraordinário, CESAR.school)
Moderação:
Loren Spíndola (Líder do Comitê de Inteligência Artificial e Líder do Comitê Cybersecurity – ABES)
Round Table 1
TEMA: Corporate Foresight – futurismo pragmático como estratégia corporativa
Escolher a estratégia tecnológica errada é tão prejudicial quanto deixar de fazer a transformação digital. Compreender as novas tecnologias e entender contextos que ficam mais complexos a cada dia é a competência mais importante das lideranças no século XXI. Como praticar o futurismo pragmático? Quais as tecnologias emergentes mais importantes? Como manter a empresa focada no consumidor do futuro?
Palestrantes:
Luzia Sarno (Executiva de IT, Co-fundadora da AlumniTech, CIO/CDO, Conselheira e Advisor de startups)
Fernando Birman (Executivo de TI, professor, Consultor de Advisor de Empresas)
Catarina Papa (Futurista)
Ligia Zotini (Futurista)
Moderação:
Silvia Bassi (Publisher – The Shift)
Round Table 2
TEMA: Regulação, políticas públicas e inovação – o desafio de acertar o passo
A tecnologia acelera rápido. A regulação, nem tanto. Ajustar o passo entre as duas é a urgência do presente para garantir um futuro digital sustentável. O desafio é global e precisa envolver sociedade, governos e empresas privadas. O que o Brasil está fazendo? E como outros países estão enfrentando o mesmo desafio? É possível pensar em regulação global para a tecnologia?
Palestrantes:
Paulo Pereira (Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do Ministério das Relações Institucionais)
Priscila Reis (Advogada especializada em tecnologia, cofundadora da Layer Two consultoria, mestre em Tecnologias da Inteligência com ênfase em inteligência artificial)
Eliana Emediato de Azambuja (Coordenadora-Geral de Transformação Digital no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações)
Diogo Costa (Diretor-executivo do Instituto Millennium)
Moderação:
Andriei Gutierrez (Vice-presidente e Líder do Comitê Regulatório da ABES)
Round Table 3
TEMA: Cidades Inteligentes – dados e tecnologia em favor da cidadania
O uso de tecnologias digitais – IA, IoT e Analytics – e uma gestão inteligente da profusão de dados gerados nas cidades pode contribuir para a inclusão digital e melhoria das condições e da qualidade de vida em cidades de todos os tamanhos. Como aumentar a digitalização dos serviços públicos? Que desafios de infraestrutura estão à frente dos gestores? Como capacitar a gestão pública para tornar as cidades ecossistemas digitais mais eficientes?
Palestrantes:
Paula Faria (CEO da Necta | Cidades Inteligentes, Mobilidade, Transporte Aéreo, PPPs e Infraestrutura)
Paulo Pandolfi (Cofundador e Diretor do Colab)
Susanna Marchionni (CEO no Brasil na Planet Smart City)
Moderação:
Camila Cristina Murta (Líder do Comitê de Compras Públicas da ABES)
Round Table 4
TEMA: Centrados na humanidade – A urgência da proficiência tecnológica em uma sociedade digital
Um estudo do Goldman Sachs aponta que o PIB mundial pode aumentar 7% em dez anos devido à IA Generativa. A tecnologia pode afetar a rotina de trabalho de 300 milhões de pessoas, melhorando a produtividade ou tornando-as obsoletas. A urgência em capacitar as pessoas de todas as gerações para a economia digital só aumenta. O que podemos fazer para acelerar as iniciativas? O que outros países estão fazendo a respeito?
Palestrantes:
Mariane Guerra (VP de human resources para a América Latina da ADP Systems)
Daniela Faria (Gerente executiva da Universidade TOTVS)
Luiz Eduardo Drouet (Founder da Prosper Tech Talents, Managing partner da Share People Hub / Presidente ABRH-SP)
Andrea Leal (Gerente de Programas de Educação em Nuvem da AWS para a América Latina)
Moderação:
Ariela Zanetta Simoni (Líder do Comitê Futuro do Trabalho da ABES)
Round Table 5
TEMA: Negócios, Pessoas e Planeta – Os desafios da economia de baixo carbono
Quando o escritor e pensador John Elkington, lançou os conceitos do Triple Bottom Line (Lucro, Pessoas e Planeta), em 1998, ele estava iniciando a pavimentação de uma estrada que, em 2004, foi batizada de ESG pela ONU. Em 2023, o momento ESG se junta com a urgência da crise climática. Ao lado de conceitos como sustentabilidade, governança, inclusão e diversidade, entra o desafio de criar uma economia de baixo carbono. Estamos falando de eletrificação da economia, fontes de energia limpa, nova infraestrutura e uma nova fonte de empregos verdes (green jobs). Estamos fazendo direito a lição de casa?
Palestrantes:
Thiago Falda (Presidente Executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI))
Rogelio Golfarb (Vice-presidente da Ford América do Sul)
Valeria Café (Diretora executiva no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa))
Moderação:
Rodolfo Fücher (Presidente do Conselho da ABES)
Round Table 6
TEMA: Brasil nação empreendedora – O ecossistema global de startups e inovação
Depois de um crescimento explosivo de investimentos, o ecossistema de startups da América Latina experimentou o seu primeiro ciclo de queda em 2022. Agora é hora de revisar, recalibrar e reconectar as startups com a diversificação das fontes de capital e o apoio para a inovação que pode abrir novas frentes de receita e crescimento do PIB da região. Como as empresas entram nesse contexto? Qual o papel dos CVCs e das associações?
Palestrantes:
Eros Silva (Gerente de Portfólio da IT, Games e R&D e Innovation da ApexBrasil)
Orlando Cintra (Founder e CEO da BR Angels)
Laura Constantini (Chief Strategy Officer na Astella Investimentos)
José Menezes (Gerente de Mobilização Empresarial – Embrapii)
Moderação:
Eduardo Felipe Matias (Líder do Comitê de Startups da ABES)
CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE SOFTWARE
https://abes.com.br/