Objetivo da Associação é reunir uma equipe de pesquisadores qualificados para o seu Think Tank, iniciativa que visa promover a geração de conhecimentos fundamentados em pesquisa e que contribuam para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil
Para contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e de inovação no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) lança o segundo edital do Programa de Fellowship do THINK TANK– Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação, que iniciou este ano com a missão de reunir uma equipe de pesquisadores qualificados. O programa é conduzido em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), e os pesquisadores interessados em participar podem realizar a inscrição até o dia 6 de julho. O resultado será divulgado no dia 28 de julho, e o início das atividades está programado para o dia 1° de agosto.
O edital visa selecionar doutorandos, pós-doutorandos e outros pesquisadores com doutorado completo vinculados à uma instituição de ensino, nacional ou estrangeira, com o objetivo de ampliar o nível de excelência científica e tecnológica nas áreas de interesse do Centro. Para baixar o edital e preencher o formulário de inscrição, acesse o site oficial.
“Os pesquisadores serão convidados a refletir sobre tendências, estudar, debater e propor soluções para os principais desafios do país, tendo em vista que as novas tecnologias são vetores de profundas transformações”, destaca Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES e responsável pelo Think Tank. Ao todo, serão selecionados dois candidatos para cada um dos temas listados abaixo:
- Tema de Pesquisa I: Identidade Digital
- Tema de Pesquisa II: Privacidade e Proteção de Dados
- Tema de Pesquisa III: Dados Abertos
- Tema de Pesquisa IV: Segurança Cibernética
- Tema de Pesquisa V: Segurança Jurídica e Tributária
- Tema de Pesquisa VI: Reforma Tributária do Setor de Tecnologia
A estratégia da ABES para o seu Think Tank prevê a participação dos integrantes em eventos, entrevistas, audiências públicas e reuniões com stakeholders, além de estimular o diálogo entre os diversos interlocutores envolvidos na agenda de ciência e inovação, a fim de promover mudanças positivas para o ecossistema brasileiro.
“Desta forma, a ABES fortalece sua posição como referência nacional na interlocução direta com diversos órgãos de governo que atuam na formulação de políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e, principalmente, federal; com a Academia, Institutos de Ciência e Tecnologia e a sociedade civil – alinhada com modelo de hélice quádrupla e o desenvolvimento de redes colaborativas”, afirma Jamile.
Os temas trabalhados no THINK TANK ABES são:
- Cidades Inteligentes;
- Dados Abertos;
- ESG (Environmental, Social and Governance);
- Governo Digital e Governo Aberto;
- Identidade Digital;
- Inovação e Fomento;
- Inteligência Artificial;
- Futuro do Trabalho;
- Privacidade e Proteção de Dados;
- Plataformas Digitais;
- Reforma Tributária do Setor de Tecnologia;
- Segurança Cibernética;
- Segurança Jurídica e Tributária.
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 228 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 87 bilhões em 2021.
Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.