Escolha uma Página
Compartilhe

Na era da transformação digital, a inteligência artificial (IA) emerge como uma aliada poderosa, impulsionando inovações em diversos setores. Sua crescente presença nas organizações públicas e privadas levanta questões fundamentais sobre a ética e a segurança de sua aplicação. É neste contexto que a inteligência artificial responsável ganha protagonismo, garantido que a tecnologia seja adotada de maneira ética e benéfica para a sociedade.

Por isso a ABES e a BSA – The Software Alliance lançam um guia voltado a líderes de Conselhos de Administração. Este material busca apoiar a evolução e reforçar a importância da IA responsável, incentivando a formulação de perguntas que assegurem que a tecnologia seja integrada de forma a respeitar valores éticos e alinhada com os objetivos estratégicos da empresa, incentivando uma abordagem que demanda que organizações desenvolvam uma cultura interna focada no tema, endereçando questões centrais que possam orientar uma adoção consciente e equilibrada.

De acordo com Antonio Eduardo Mendes Da Silva (Pitanga), Country Manager da BSA no Brasil, “os conselhos de administração precisam ser proativos em questionar e examinar as abordagens de IA adotadas internamente e em seus produtos, processos e serviços. Isso impactará significativamente o sucesso da empresa”. Eduardo Paranhos, líder do GT de IA da ABES, acrescenta que “o conselho de administração tem um papel essencial na determinação de uma governança apropriada para a IA, assegurando que as iniciativas estejam em sincronia com padrões éticos estabelecidos”.

Conscientização para mitigar riscos com IA

A necessidade de IA responsável se intensifica à medida que reconhecemos os riscos associados ao seu uso descuidado, como vieses algorítmicos e a potencial violação de direitos humanos. Para mitigar esses riscos, a promoção de transparência, justiça e equidade na aplicação da IA tornou-se vital.

O lançamento deste guia representa um esforço conjunto para conscientizar líderes sobre a necessidade de uma governança robusta em IA. A iniciativa da ABES e da BSA visa encorajar a reflexão e a discussão sobre as melhores práticas, contribuindo para o desenvolvimento de uma agenda positiva e progressiva na governança da IA. Em um mundo cada vez mais dependente de inteligência artificial, esse avanço representa um passo significativo em direção a uma adoção ética e segura, beneficiando a sociedade como um todo.

Para baixar o seu exemplar do Guia sobre IA Responsável, acesse: https://abes.com.br/guia-ia-responsavel/.

acesso rápido

pt_BRPT