Compartilhe

Durante evento, AWS e ABES anunciam parceria para fortalecer empreendedorismo e atrair talentos e investimentos para setor de tecnologia

São Paulo, 14 de setembro de 2021 – O ABES Conference 2021 “Ondas exponenciais e resiliência digital” começou hoje, terça-feira (14) com o mote “resiliência digital na transformação digital”. Com patrocínio da Amazon, IBM, Oracle, Sky.One e TOTVS, e curadoria da The Shift, o evento trouxe como keynote Carolina Morandini, head de gestão de portfólio & startups scout na Wayra Brasil. A executiva falou sobre a importância da inovação, sustentabilidade, transformação digital e futuros possíveis para uma reinvenção das empresas nesse momento de pandemia. O evento, que conta com tradução em libras, ainda tem inscrições disponíveis para os próximos dias em que serão abordados o ambiente de negócios e o fator humano quando o assunto é transformação digital.

O primeiro round table do encontro trouxe os exemplos de grandes empresas sobre inovação pragmática e abordou a necessidade de se pensar e agir fora da caixa com um propósito estipulado. Segundo Alexandre Frankel, CEO da Housi e Presidente do Conselho da Vitacon, que precisou fazer mudanças em sua empresa para atender um novo mercado emergente, para se ter sucesso “é importante não ficar parado, se movimentar e trazer novas ideias para o seu negócio sempre”. Acompanhar os processos e aplicar novidades aos negócios nesse momento de pandemia foram alguns dos desafios apontados pelos palestrantes. Ricardo Brandão, CEO e Founder da Sky.One, sinalizou a importância de se colocar a inovação como uma cultura da empresa. “Nós ajudamos pequenas empresas a se reinventarem, mas dentro da nossa própria companhia consideramos importante revolucionar todo e qualquer processo para trazer mudanças não somente para nossos clientes, mas para a nossa empresa também”. Autor do livro “O mindset da inovação: A jornada do sucesso para potencializar o crescimento da sua empresa”, Guilherme Horn, Diretor de Estratégia e Inovação do Banco BV, acredita que “é um grande desafio fazer com que as empresas se reinventem e mudem o seu mindset atual, mas necessário para o sucesso das companhias”. Já para Celson Placido, Partner e CIO da Warren, a educação e a diversidade de negócios são fundamentais para um melhor desenvolvimento das empresas. “As pessoas precisam entender que necessitam ter uma empresa diversa e ter uma economia aberta para que abram seu leque de opções de negócios. É importante aprender a lidar com o dinheiro, buscar inclusão, informação e educação financeira”.

André Menezes, Co-Founder & CEO da Next Gen Foods, foi o entrevistado especial do dia e falou sobre a disrupção que o plant based está trazendo para o mercado de alimentos. O executivo apontou que essa é a ruptura que está acontecendo no momento e uma tendência que veio para ficar. “Em termos de recursos, para nos levar para o futuro de forma eficiente, a tecnologia pode atingir os mesmos objetivos de alimentos tendenciosos com valores nutricionais muito bons e saudáveis sem o uso de agropecuária”, afirma Menezes.

O segundo painel do evento trouxe empresas que dominam as tecnologias emergentes e os negócios digitais para falarem sobre a ruptura como prática corporativa e contarem suas experiências. Para Carolina Sevciuc, Digital Transformation & Innovation & Sustainability da Nestlé, inovação e transformação digital andam juntas. “Recentemente, tivemos uma evolução e pensamos em quatro pontos importantes: foco, velocidade, agilidade e conectividade, que são necessários para termos a nossa base para chegar nosso consumidor com um modelo muito mais azeitado e entregar a melhor experiência para eles”, afirma a executiva. Sobre o segmento de startups, Ellen falou sobre a potência da transformação digital para esse setor. “Nós tivemos diversas gerações de inovações ao longo dos anos. Hoje em dia, as empresas buscam as tecnologias fora de suas organizações para terem menos risco e desenvolvimento de novos negócios”, explica a executiva.

Fred Santoro, head de Startups da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, também anunciou a parceria do AWS Activate com o ABES Startup Internship Program. A iniciativa do programa oferecido pela associação tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo e atrair talentos e investimentos para o setor de tecnologia brasileiro. Com duração de 6 meses, o programa será disponibilizado às startups que fazem parte do AWS Activate, por meio de parcerias com incubadoras, aceleradoras, ou fundos de investimentos. As participantes têm a oportunidade de usufruir de todos os serviços oferecidos pela ABES aos seus associados, como a participação em seus diversos comitês (entre eles, o comitê regulatório, tributário, de inovação e de LGPD), o acesso a pesquisas de mercado, informações sobre linhas de fomento e financiamentos governamentais e dados de marketplace, assim como uma completa estrutura de compliance e serviço de consultoria jurídica. Com a parceria, todas as startups membros do ABES Startup Internship Program terão acesso ao AWS Activate, programa da AWS que oferece diversos benefícios às startups para apoiar o seu crescimento. Entre eles estão créditos para o uso de serviços de computação em nuvem da AWS, créditos do plano de suporte da AWS e treinamento com especialistas da empresa.

Considerado uma das mais importantes e aguardadas conferências do setor, o ABES Software Conference é realizado 100% digital, e acontecerá até quinta-feira (16/9). O encontro tem seus dias divididos entre os temas: resiliência digital, ambiente de negócios e fator humano.

Nesta quarta-feira (15/9), o evento contará com a participação de Livia Pozzi, Diretora de operações da 99; Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood; Fernando Perobelli, Professor Titular da Faculdade de Economia da UFJF; Thiago Camargo, Diretor de Tecnologia da Prospectiva e Ex-Secretário Nacional de Políticas; Jorge Sukarie, VP do Conselho Deliberativo da ABES; Washigton Coelho, Tax Partner na EY; Ana Claúdia Akie Utumi, PhD, CFP®, TEP® e Partner na Utumi Advogados.

Para acompanhar os próximos dias do evento, acesse: https://www.abesdigital.org.br/

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas. Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance). Para participar desta mobilização acesse: https://abes.com.br/mobilizacao-para-a-reducao-da-desigualdade-no-brasil/

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, sendo 77% micro e pequenas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de cerca de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R﹩ 80 bilhões em 2020.

Acesse o Portal ABES – https://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa:

ABES

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

Janahina Rodrigues – +55 (11) 3027-0271

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314

acesso rápido

pt_BRPT