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Astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações fala sobre potencial do Brasil nas inovações tecnológicas durante anúncio dos vencedores dos Prêmios Embaixador e Protagonista Brasil, País Digital

São Paulo, 17 de setembro de 2021 – O ABES Conference 2021 “Ondas exponenciais e resiliência digital” teve seu terceiro e último dia ontem, quinta-feira (16), com o mote “fator humano na transformação digital”. Com patrocínio da Amazon, IBM, Oracle, Sky.One e TOTVS, e curadoria da The Shift, o evento contou a participação de Mariane Guerra, Vice-presidente de RH da ADP SYSTEMS, que falou sobre a importância da resiliência e do engajamento em uma década de mudanças contínuas e como o RH é uma peça-chave na transformação digital. Escolhido como um dos Embaixadores Brasil, País Digital, o astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes falou sobre o potencial do Brasil em se transformar protagonista em inteligência artificial e a importância da educação, ciência, startups e preparação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias. Os três dias do evento está disponível no canal da ABES no YouTube .

O primeiro roundtable do encontro debateu a importância da Reeskiling e Upskiling da força de trabalho para a nova economia. Para Danielle Andrade, Head Univerisity da TOTVS, o desenvolvimento de tecnologia ainda é um grande desafio. “Incluir pessoas e uma agenda de conhecimento nessa indústria de tecnologia é um fator crucial, porque ela está nas nossas conversas de negócios de todos os dias”, afirma a executiva. Já Sofia Esteves, presidente do Conselho Grupo Cia de Talentos/Bettha.com salientou a necessidade de adaptação, “é preciso resignificar o aprendizado e explicar para os profissionais o porquê nós precisamos neste novo mundo trabalhar novas competências e capacitações e o que isso significa para a pessoa”. Os palestrantes também apontaram a importância de se manter atualizado uma vez que a tecnologia está em constante mudança. Jeni Shih, Ecosystem Enablement da IBM Technology Sales nas Américas, apontou que “as empresas têm a sua responsabilidade de fazer a formação profissional daqueles que estão ainda nas escolas e universidades, porque a tecnologia acelerou tanto que a gente criou esse gap de skills que tanto falamos”. E Paul Ferreira, professor de Strategic Management da FDC, reforçou a mudança que a pandemia trouxe para o desenvolvimento interno dos profissionais: “Apesar da crise e das severas implicações econômicas enfrentadas pela maioria das empresas, uma coisa que temos percebido nas pesquisas é que a maioria dos empregadores perceberam que era o momento perfeito para expandir o conjunto de habilidades de suas equipes, principalmente em softskills, ajudas de curto-prazo e produtividade”.

Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, foi a entrevistada especial do dia e falou sobre as possibilidades de se ter uma educação mais inclusiva e como é necessário ter um olhar voltado para os jovens. “Estamos diante de um momento em que as pessoas e o que elas sabem são os grandes capitais atuais. Acredito que o que vai mudar o mundo é o capital intelectual e humano. Então, precisamos pensar que ambiente temos que criar para que os jovens possam ocupar o seu lugar e trazer uma educação de qualidade”, afirma a executiva.

Já o segundo painel do evento trouxe renomados líderes do setor para falarem sobre como formar mais profissionais de tecnologia na chamada “inovação na encruzilhada”. Segundo Camila Fernandez Achutti, CEO da Mastertech, a melhor estratégia para descobrir como renovar as habilidades dos profissionais de forma competitiva é testando. “É inegociável ser empírico. Termos que ser protagonistas e, do ponto de vista das empresas, temos que prover o conteúdo. Precisamos nos reinventar e as organizações têm a obrigação de upskilling e reeskilling dos profissionais. Educação passou a ser necessidade e não mais um benefício”, explica. Para Carla Alvez, Vice-presidente de Recursos Humanos da Oracle Latin America, os profissionais precisam se atualizar o tempo todo, principalmente em tecnologia: “É uma área que muda constantemente. Por isso, na hora da contratação, precisamos pensar se precisamos contratar profissionais que estejam prontos ou que tenham vontade de aprender. Podemos trabalhar a formação dentro da própria empresa”. Já Tatiana Tucunduva Cortese, docente do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes da Uninove afirma que “a estratégia que mais dá resultado na capacitação dos profissionais do setor de tecnologia é a parceria entre as instituições de ensino superior e empresas. Vivemos em um país de desigualdade imensa da qual a pandemia jogou um holofote. E enfrentar diversidade e inclusão é a solução para diminuirmos a diferença que é refletida no mercado”. Sergio Paulo Gallindo, Presidente da Brasscom, reforçou que é importante combater essa desigualdade com políticas públicas e Adriano Mussa, PhD, Dean & Partner na Saint Paul Business School and LIT lembra que apenas 37% dos brasileiros empregados possuem conhecimento sobre ferramentas importantes para a transformação digital.

Por fim, foram anunciados os vencedores dos Prêmios Embaixador e Protagonista Brasil, País Digital. Com periodicidade anual, o prêmio é dividido em duas categorias. A primeira delas, “Protagonista Brasil, País Digital” é decidida por voto do público e concorrem pessoas do governo, organizações do setor privado, da academia ou do terceiro setor que se destacaram durante o ano por meio de seus projetos, ações ou contribuições em iniciativas de impacto social. Foram eles: Alan Leite, CEO, Startup Farm; José Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Miriam Wimmer, Diretora, Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD; Rony Vainzof, Diretor do Departamento de Defesa e Segurança, FIESP e Consultor em Proteção de Dados, Fecomercio/SP; Silvana Bahia, Codiretora Executiva, Olabi.

E na categoria “Embaixador Brasil, País Digital”, nomeou pessoas que se destacaram em projetos que promovem a transformação digital e inclusiva no Brasil em 2021, selecionadas por um comitê. Os escolhidos foram: Igor Calvet, Presidente na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Marcos Pontes, Astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia; Saul Tourinho Leal, Sócio na Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia; Deputada Federal Luisa Canziani; Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas. Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance). Para participar desta mobilização acesse: https://abes.com.br/mobilizacao-para-a-reducao-da-desigualdade-no-brasil/

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, sendo 77% micro e pequenas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de cerca de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Acesse o Portal ABEShttps://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa:

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Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

Janahina Rodrigues – +55 (11) 3027-0271

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