Escolha uma Página
Compartilhe

  • A empresa conquistou as melhores pontuações em três regiões globais, sendo a 1ª vez no Brasil 
  • CEO da Serasa Experian, Valdemir Bertolo, é o sponsor global de Inclusão e Acessibilidade na Experian

A Experian foi reconhecida como Top Scorer no Disability Equality Index®, principal índice internacional de avaliação de práticas inclusivas no ambiente corporativo. A empresa obteve as pontuações mais altas no Brasil pela primeira vez, nos Estados Unidos pelo quarto ano consecutivo e no Reino Unido pelo segundo ano.

“Este é um marco muito especial para nós, ainda mais em um ano em que também fomos reconhecidos aqui no Brasil pelo GPTW Diversidade 2024, na categoria de Pessoas com Deficiência. Estar entre os destaques do Disability Equality Index® internacionalmente reforça nosso compromisso com a diversidade e a inclusão e evidencia os avanços na construção de um ambiente cada vez mais diverso e acessível”, afirma Valdemir Bertolo, CEO da Serasa Experian e sponsor Global de Inclusão e Acessibilidade na Experian.

Diversidade e Inclusão na Prática

A Experian desenvolve iniciativas para promover um ambiente de trabalho sem barreiras, reforçando uma cultura inclusiva em todas as regiões onde opera, que contempla 32 países ao redor do mundo. Por exemplo, o novo escritório no Brasil conta com pisos táteis e de alerta, identificação em braille e equipamentos projetados para acomodar a todos. Na Índia, foi construído com acessibilidade e design adaptado para cadeiras de rodas, elevadores, sinalização em braille e zonas de silêncio para apoiar colegas neurodiversos. Nos EUA, os colaboradores participaram da conferência anual da Disability:IN, aprendendo e compartilhando as melhores práticas de inclusão e acessibilidade.

No Brasil, a Serasa Experian tem se consolidado cada vez mais como referência em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (PcD), com iniciativas estruturadas que contribuíram diretamente para o reconhecimento no Disability Equality Index®. Entre os avanços mais relevantes estão:

Equidade nas contratações e escuta ativa

  • 5,3% dos colaboradores da Serasa Experian são pessoas com deficiência, em linha com o percentual exigido pela legislação brasileira.
  • A empresa realiza pesquisas internas anuais com colaboradores PcD para ouvir suas percepções e aprimorar práticas. Em 2025, a nota média de satisfação foi de 9,01, em uma escala de 0 a 10.

Visibilidade e cultura inclusiva

Ainda fazem parte das iniciativas da empresa:

  • Implementação do cordão de girassóis, símbolo internacional de identificação para pessoas com deficiências ocultas, promovendo acolhimento e conscientização.
  • Ações educativas como a campanha pelo Dia do Autismo, com webinar e cartilha prática para inclusão de pessoas autistas no ambiente de trabalho.

Recursos e tecnologias assistivas

  • Disponibilização de soluções como leitores de tela, fones com abafadores de ruído, intérpretes de Libras, iPhones com recursos de acessibilidade e outros equipamentos adaptados para garantir autonomia no dia a dia.

Ambientes acessíveis

  • Participação ativa no projeto global “Barrier Free Workplace”, com o objetivo de criar um padrão de acessibilidade nos escritórios da Experian ao redor do mundo.
  • A identidade visual da empresa, incluindo sua paleta de cores institucional, foi desenvolvida com foco em contraste e legibilidade para pessoas com deficiência visual.

Compromissos institucionais

  • A Serasa Experian integra a Rede Empresarial pela Inclusão Social (REIS), reforçando seu engajamento com boas práticas corporativas de diversidade.

“Seguimos firmes no nosso compromisso de promover a inclusão de forma estruturada, consistente e com impacto real na vida das pessoas. Reconhecimentos como este nos inspiram a ir além, investindo continuamente em políticas, programas e ações que garantam um ambiente acessível, representativo e justo para todas as pessoas, em todas as nossas operações ao redor do mundo”, reforça Valdemir Bertolo. 

Com mais de 5 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2023 e 2024 recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar”. Pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as “Melhores Empresas para o Talento Feminino” da plataforma FirstJob, e, pelo quarto ano, a companhia foi certificada no “Great Place to Work”, incluindo a categoria de “Tecnologia da Informação” e “GPTW Global”. A Datatech também recebeu o reconhecimento da “Top Employers”, ficando no top 5 Brasil, além de ser “Top of Mind Empresas Preferidas por Profissionais Tech” e “Melhores Empresas para Jovens Profissionais”, segundo a Employers for Youth (EFY).

Com mais de 4,6 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2022, recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar” e, em 2023, pelo segundo ano de “Melhor Empresa para Jovens Profissionais do Brasil”, ambos da plataforma FirstJob. Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a companhia foi certificada no prêmio “Great Place to Work” e, pelo segundo ano consecutivo, como uma das mais inovadoras do país pelo Valor Econômico. No ano passado, foi eleita uma das 25 Top Companies para desenvolvimento de carreira pelo LinkedIn. A Serasa Experian ainda foi reconhecida este ano como uma das Melhores Empresas para o Talento Feminino do país também pela FirstJob.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

acesso rápido

pt_BRPT