Escolha uma Página
Compartilhe

Com curadoria estratégica da Delfia, companhia eleva performance da plataforma acadêmica Ulife com ganhos expressivos de eficiência, usabilidade e governança

Delfia realizou curadoria para a Ânima Educação, maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, que passou a adotar há um ano a solução de observabilidade Datadog para contribuir diretamente na eficiência operacional de seu ambiente virtual de aprendizagem chamado Ulife, que atende milhares de alunos diariamente. A iniciativa trouxe ganhos significativos, como a redução de 65% no uso de CPU de um módulo crítico da plataforma, melhora de 60% no tempo de resposta, economia de 20% em infraestrutura e redução de 42% no custo contratual. Além disso, a empresa ampliou em 50% a cobertura de observabilidade, obtendo maior visibilidade e controle em ambientes conteinerizados.

Após o sucesso do uso da solução na monitoração de suas aplicações, melhorando a eficiência operacional e a experiência dos usuários – alunos que acessam a plataforma virtual de ensino –, a Ânima Educação realizou uma virada estratégica na gestão da sua infraestrutura de TI com a migração de uma solução reconhecida no mercado para o Datadog. Conduzida pela curadoria da Delfia em tempo recorde, a transição garantiu a segurança e confiança da instituição em um período crítico do calendário acadêmico, em que captam leads — após o Enem e na volta às aulas — e marcou o início de uma nova fase na operação, que agora avança para o uso de dados de observabilidade também como ferramenta de apoio à estratégia e à experiência dos usuários do Ulife.

A boa gestão do Datadog no Ulife abriu as portas para uma curadoria mais apurada e a Delfia mostrou sua maneira mais próxima de trabalhar junto ao cliente, além de transformar o negócio na camada mais técnica da migração de soluções. “Estamos há apenas um ano com a Ânima no projeto Ulife e, já em dezembro de 2024, conseguimos expandir nossa atuação para a squad de Engenharia, que utilizava outra ferramenta há cerca de 10 anos. Em menos de um ano de parceria, expandimos o projeto de maneira significativa. Mais do que isso, nosso trabalho tem contribuído para fortalecer a cultura de observabilidade dentro da organização, agregando valor estratégico à operação”, afirma Plinio Moreira, Gerente de Observabilidade da Delfia.

 

“A Delfia foi fundamental em momentos estratégicos, desde a instrumentação inicial e o entendimento do nosso ambiente até a identificação de necessidades que nem tínhamos mapeado, como o uso de logs — algo que hoje faz parte do nosso dia a dia e traz muito valor. Durante a migração, que envolveu todo o ecossistema Ânima e um ambiente bem mais complexo, contamos com o suporte próximo da Delfia para enfrentar desafios técnicos. Esse apoio foi essencial para o sucesso da implementação. Além disso, a Delfia faz a governança mensal do consumo para evitar surpresas. Isso nos deu segurança para avançar em outras frentes”, avalia Thiago Prestes de Moraes, Value Stream Manager (VSM) da Ânima Educação.

Visibilidade limitada e risco financeiro com nuvem
Antes da curadoria da Delfia, a Ânima enfrentava desafios como falta de visibilidade técnica detalhada e um modelo rígido de licenciamento. A necessidade de modernização se intensificou com a conteinerização da plataforma Ulife — que passou a operar em EKS (Elastic Kubernetes Service) da AWS — exigindo uma solução mais flexível e adaptada à nova realidade de infraestrutura.

A entrada da Delfia representou uma virada de chave, com foco em eficiência econômica e rastreabilidade técnica. De acordo com o VSM da Ânima Educação, a própria Datadog indicou a Delfia, resultando no início de uma jornada de parceria.

“A Delfia conseguiu apoiar a Ânima de forma efetiva nesse processo de avaliação e monitoramento, entregando relatórios e controles consistentes que geraram confiança por parte do cliente — o que, inclusive, abriu caminho para avançarmos com nossa atuação em outras squads”, enfatiza Plinio Moreira, da Delfia.

Ainda assim, a Ânima Educação precisava vencer um outro desafio: a busca constante por eficiência econômica. “Foi necessário apresentar ganhos concretos e os impactos de não contar com uma ferramenta de observabilidade. Demonstramos como essa solução era essencial para garantir estabilidade, eficiência e continuidade das operações”, revela Thiago Prestes.

Transição rápida, adoção estratégica e apoio contínuo
Com menos de um ano de atuação no projeto Datadog-Ulife, a Delfia liderou a transição total do ambiente de todo ecossistema, entregando a implementação antes do prazo previsto. A mudança abrangeu não só o Datadog no Ulife, mas também squads de engenharia que ainda operavam com a ferramenta anterior, consolidando o Datadog como solução oficial do grupo.

Além dos principais ganhos técnicos proporcionados pelo uso da ferramenta e pelo apoio da Delfia, o time técnico da Ânima Educação conseguiu melhorar o tempo de resposta a incidentes, aprimorar a usabilidade de forma preditiva e elevar a performance da aplicação. Hoje, a equipe mede, entende e identifica oportunidades de otimização, tanto em desempenho quanto na experiência do usuário — além de gerar economia de recursos.

A Delfia também ajudou a consolidar a cultura de observabilidade na empresa. Outra melhoria alcançada com a solução foi a conquista da visibilidade, que fez o time se questionar: ‘por que esse módulo está tão discrepante em relação aos demais?’. Com as métricas detalhadas, foi possível identificar a causa com precisão, como por exemplo, qual era a biblioteca que estava com problema de atualização. Além dos ganhos operacionais, o uso da IA do Datadog permitiu à equipe técnica reagir rapidamente a falhas, antecipar gargalos e estabelecer uma governança de dados eficiente.

Resultados estratégicos e próximos passos
Com dashboards conectados a dados de infraestrutura, usabilidade e negócios, a Ânima agora mira nos próximos passos da observabilidade: o uso de métricas estratégicas para apoiar decisões corporativas.

“Com a observabilidade, que deixou de ser algo técnico apenas, conseguimos gerar dados, entender onde nossa squad gera valor e justificar investimentos. Nosso desafio agora é integrar performance técnica com experiência do usuário e impacto no negócio”, explica o executivo da Ânima Educação. Com a migração do Zoom para o Teams, que envolveu a gestão de gravações de aula, foi possível gerar informações de negócio dentro da própria plataforma, ampliando ainda mais o uso estratégico da ferramenta.

A Delfia continua atuando como parceira da Ânima Educação nessa jornada, oferecendo relatórios mensais de uso, consultoria técnica e promovendo treinamentos para ampliar a maturidade interna da Ânima em práticas de observabilidade. “Com a solução, conseguimos evoluir combinando métricas, logs e traces e extrair insights importantes, como o volume de gravações no Teams e até comparativos de custo entre ferramentas. A visibilidade, até no nível de código, economiza tempo das equipes técnicas e antecipa correções. Isso mostra, na prática, o valor da observabilidade”, conclui o VSM da Ânima Educação.

acesso rápido

pt_BRPT