Escolha uma Página
Compartilhe

A Vertical de Negócios de Cidades Inteligentes se propõe a apoiar tanto empresas quanto gestões municipais na implementação de soluções tecnológicas integradas

*Por Jamile Sabatini Marques e Paula Faria

As cidades enfrentam desafios cada vez mais complexos e urgentes, que vão desde o crescimento populacional e a urbanização acelerada até a necessidade de tornar os ambientes urbanos mais sustentáveis, resilientes e conectados. Nesse contexto, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) tem dado passos marcantes para catalisar transformações essenciais no cenário brasileiro. Uma das mais relevantes é a criação das Verticais de Negócios, uma iniciativa que busca estruturar soluções e promover a integração entre empresas e setores-chave da economia.

Entre essas Verticais, destaca-se a de Cidades Inteligentes, que se apresenta como uma ferramenta estratégica para viabilizar projetos inovadores e garantir a implementação de ações que promovam a transformação digital das cidades brasileiras. Liderada por Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES, e Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities, a Vertical iniciou suas atividades com foco em governo e transformação digital, mobilidade e logística urbana. A Vertical tem o intuito de proporcionar um ambiente favorável ao compartilhamento de conhecimento, networking e colaboração entre os membros da Associação, potencializando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento empresarial, além de conexão com o setor público.

Durante reuniões realizadas pela ABES, como a de dezembro de 2024, foram discutidos caminhos concretos e viáveis para avançar na incorporação de tecnologias que atendam, de fato, às demandas sociais e urbanas.

A Vertical de Negócios de Cidades Inteligentes se propõe a apoiar tanto empresas quanto gestões municipais na implementação de soluções tecnológicas integradas. Isso inclui a modernização da infraestrutura urbana, como sistemas de iluminação pública inteligentes, e a utilização de plataformas digitais para monitoramento e análise de tráfego, segurança e mobilidade. Essas soluções promovem eficiência operacional e tornam o ambiente urbano mais seguro e acolhedor para todos.

O impacto das Verticais de Negócios de Cidades Inteligentes vai além da esfera tecnológica, influenciando diretamente áreas como regulação e planejamento. A partir de iniciativas como o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a regulamentação da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), discutidas recentemente em reuniões, é possível alinhar as demandas do poder público com as expectativas do setor privado. Essas ações facilitam a implementação de projetos estruturantes inovadores, ao mesmo tempo em que garantem transparência e sustentabilidade econômica.

Iniciativas como as da ABES demonstram como é possível criar um ecossistema no qual a inovação e o financiamento caminham juntos. A transformação digital é fundamental para enfrentar os desafios atuais e construir um futuro mais equitativo e eficiente. Ao fortalecer a colaboração entre diferentes atores, a Vertical de Negócios de Cidades Inteligentes evidencia como a tecnologia pode ser usada para criar soluções reais e exequíveis.

A ABES, com sua Vertical de Negócios de Cidades Inteligentes, posiciona-se como um agente mobilizador importante, engajando-se em processos que visam transformar o futuro das cidades. Ao abrir espaço para a inovação, facilitar o diálogo entre setores e impulsionar a adoção de tecnologias emergentes, a Associação reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento urbano e social do Brasil. Além disso, para fortalecer, dinamizar e capilarizar ainda mais as perspectivas de atuação, a parceria com o Connected Smart Cities destaca-se como uma fonte de diferenciação. Assim, por meio de iniciativas colaborativas, traçamos juntos o caminho para cidades mais inteligentes, humanas e conectadas.

*Jamile Sabatini Marques é  Diretora de Inovação de Fomento da ABES, Paula Faria é idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seus autores e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

Artigo publicado originalmente no site do Connected Smart Cities https://portal.connectedsmartcities.com.br/2025/02/05/abes-e-a-vertical-de-negocios-de-cidades-inteligentes-transformacao-digital-para-um-futuro-sustentavel/

acesso rápido

pt_BRPT