Em um movimento que reúne esforços de várias frentes, foi lançado o Conselho de Governança e Gestão (CGG) do Plano Brasil Digital 2030+, em evento realizado em São Paulo no dia 28 de novembro, consolidando uma parceria entre o governo federal, entidades setoriais e a sociedade civil. O CGG é composto, atualmente, por entidades influentes como ABES, Brasscom, CDESS, CIEB, CNI, Febraban e FIESP, mas o objetivo é expandir ainda mais essa coalizão com a adesão de novas organizações. Além disso, empresas, associações e ONGs podem apoiar institucionalmente o plano.
O evento de lançamento contou com abertura e encerramento de Laércio Cosentino, Fundador e Presidente do Conselho da TOTVS e Presidente do Conselho da Brasscom. Durante o evento, destacou-se a necessidade de mobilização social e a importância de tirar o plano do papel, conforme ressaltou Rodolfo Fücher, Presidente do Conselho da ABES. Fücher enfatizou ainda que a governança é fundamental para gerar sinergia entre as ações já existentes e a avaliação de resultados.
O Plano Brasil Digital 2030+ é estruturado em seis pilares principais: Infraestrutura para a Transformação Digital; Tecnologias Estratégicas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Educação & Capacitação Digital; Inclusão Social e Digital; e Ambiente de Negócios. Cada um destes pilares foi abordado em painéis dedicados, refletindo sobre desafios e oportunidades no contexto brasileiro.
Debates de excelência
Um dos principais painéis, moderado por Laércio Cosentino, foi o “Panorama do Brasil: desafios e oportunidades”, com a participação de líderes como Renata Mielli (MCTI), Igor Marchesini (Ministério da Fazenda) e Verônica Deviá (CDESS).
Affonso Nina, Presidente Executivo da Brasscom, e Glória Guimarães, Conselheira do CDESS, conduziram a apresentação de ambições, pilares definidos e macroindicadores do plano. A implementação prática do plano foi exemplificada no painel sobre Nova Lima (MG), cidade que adota o Plano Brasil Digital 2030+ para fomentar o desenvolvimento tecnológico local, com as presenças de Tiago Felipe de Almeida, Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Lima (MG), e Juliana Ellen de Sales, Vereadora Municipal.
Outros painéis destacaram a importância de tecnologias estratégicas e os investimentos necessários em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Rodolfo Fücher, juntamente com Rodrigo Pastl, da CNI, participou desse debate, moderado por Affonso Nina (Brasscom). Na sequência, a infraestrutura essencial para a transformação digital foi discutida por Glória Guimarães e Miguel Mateus (Oliver Wyman), sob a moderação de Atilio Rulli (Huawei).
Outro tema essencial abordado foi a Educação e a Capacitação Digital, além das iniciativas para inclusão social e digital e o combate à desinformação, com contribuições de Priscila Cruz (Todos pela Educação) e Verônica Deviá (CDESS). Por fim, o ambiente de negócios, vital para a prosperidade do país e aumento da competitividade no cenário global, foi explorado em um painel com Ivo Mósca (Febraban) e Flavio Unes (FIESP), com mediação de Affonso Nina.
O lançamento do CGG do Plano Brasil Digital 2030+ representa um compromisso significativo rumo à transformação digital do Brasil, estabelecendo um terreno fértil para inovações, inclusão digital e parcerias que visam construir um Brasil Mais Digital e Menos Desigual.