*Por Kathleen Mitford
Após anos de incerteza, com a diminuição da produção na cadeia de suprimentos e o aumento das expectativas dos clientes, até mudanças na demanda do consumidor e escassez de mão de obra, a manufatura continua sendo uma das indústrias mais resilientes e complexas. Hoje, estamos testemunhando o setor ser inserido em uma era transformadora, alimentada por IA e pelas novas soluções criadas a partir do uso desta tecnologia.
Essa mudança está levando muitas organizações a alterar de maneira profunda seus modelos de negócios e a reavaliar os desafios em todo o setor como conjuntos de dados e de propriedades de informações, além de produtos com disposições diferentes, problemas de visibilidade da cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra, a necessidade de qualificar funcionários, entre outros. A IA, nesse contexto, é mais do que apenas uma ferramenta de automação, é um catalisador para inovação, eficiência e sustentabilidade. A inovação em inteligência artificial cria uma oportunidade inovadora para ajudar os fabricantes a aumentar o tempo de retorno, reforçar a resiliência das operações, otimizar os custos de fábrica e de produção e produzir resultados repetíveis.
À frente de Hannover Messe, um dos maiores eventos de inovação de manufatura do mundo, a Microsoft está anunciando novas soluções de IA e dados para fabricantes, com o intuito de ajudar a desbloquear a inovação, habilitar fábricas inteligentes, otimizar operações e aumentar a produtividade dos funcionários. A indústria de manufatura tem sido incrivelmente resiliente na última década e a infusão de novas soluções de IA significa uma transformação crítica na indústria.
Desbloqueie a inovação e alimente a próxima geração de fábricas inteligentes com dados e IA
A manufatura é uma das indústrias com maior quantidade de dados, gerando uma média de 1,9 petabytes a cada ano em todo o mundo, de acordo com o McKinsey Global Institute. A maioria dessas informações não é nem utilizada, deixando muitos insights valiosos inexplorados. De acordo com pesquisa do Gartner®, a IA generativa transformará a indústria de manufatura a um nível que antes não era possível, fornecendo novos insights e recomendações com base em dados e informações que ficaram agora facilmente acionáveis. É por isso que a importância dos dados continua a crescer à medida que as organizações percebem que ainda estão apenas arranhando a superfície do que é possível realizar.
Para ajudar os clientes a aproveitar seus dados e gerar insights com eles, estamos anunciando nesse momento a visualização privada de soluções de dados de fabricação no Microsoft Fabric e o modelo de copiloto para operações de fábrica na IA do Azure. Essas soluções permitem aos fabricantes unificar seus dados de tecnologia operacional e de tecnologia da informação (TI) para acelerar e dimensionar a transformação de dados para IA no Fabric, nossa plataforma de análise completa baseada em SaaS. O modelo de copiloto para operações ajuda os fabricantes a criarem seus próprios copilotos para trabalhadores da linha de frente com o uso dos dados unificados. Os funcionários podem usar linguagem natural para consultar essas informações, angariando com isso mais conhecimento, treinamento, resolução de problemas, manutenção de ativos e muito mais. Por exemplo, se um gerente de fábrica quiser entender por que uma máquina está quebrando repetidas vezes, ele pode consultar o copiloto para obter insights contextuais e assim resolver o problema em alguns dias, em vez de semanas.
Como parte da nossa visualização privada, o Intertape Polymer Group (IPG) usa a Plataforma de Dados de Manufatura da Sight Machine para transformar continuamente os dados gerados por seus equipamentos de fábrica em uma base de dados robusta para analisar e modelar suas máquinas, processos de produção e produtos acabados. O IPG agora utiliza o Factory CoPilot da Sight Machine, uma plataforma de IA generativa com uma interface de bate-papo intuitiva em linguagem natural, alimentada pelo Microsoft Cloud for Manufacturing e o modelo de copiloto para operações de fábrica na IA do Azure.
Essa ferramenta facilita a capacidade da equipe de reunir rapidamente insights e direcionar o trabalho em linhas de produção que antes operavam como “caixas-pretas”. Em vez de trabalhar com planilhas manuais e dados inacessíveis, todos os colegas de equipe, incluindo produção, engenharia, compras e finanças, têm agora informações melhores para orientar decisões sobre produtos e processos em toda a fábrica, aumentando o rendimento e reduzindo os níveis de estoque.
Também em pré-visualização privada, a Bridgestone está fazendo parceria com a Avanade para enfrentar seus desafios de produção, concentrando-se em questões críticas relacionadas a interrupções e ineficiências de programação como perda de rendimento, falhas que podem se transformar em problemas de qualidade. A companhia quer aproveitar o poder das soluções de dados de fabricação no Fabric e o modelo de copiloto para operações de fábrica para implementar um sistema de consulta em linguagem natural que permita aos trabalhadores da linha de frente, com diferentes níveis de experiência, terem acesso a sugestões que levem a uma resolução mais rápida de problemas. A equipe está entusiasmada em estabelecer um sistema centralizado que reúna e apresente, com eficiência, informações críticas de várias fontes e que facilite a tomada de decisões, aumentando a agilidade operacional em todo o ecossistema de produção da Bridgestone.
Criando operações e cadeias de suprimentos mais resilientes
Uma estratégia de dados robusta deve se estender da nuvem até o processo de fabricação. Dessa forma, pode permitir o nível de escala e integração que ajudará os fabricantes a acelerar a transformação industrial em todas as operações. No entanto, coletar dados OT e integrá-los em várias soluções não é uma tarefa fácil. A produção é complexa e seus sensores, máquinas e sistemas, são altamente variados. Cada site é único e garantir que os dados certos estejam sendo compartilhados com a pessoa certa no momento certo é oneroso e caro. Infelizmente, esses obstáculos de escala e integração impedem a empresa de escalar soluções de IA em todos os andares de fábrica ou de ganhar visibilidade global em todos os seus sites.
Com isso em mente, a Microsoft lançou recentemente a abordagem de nuvem adaptável, incluindo o Azure IoT Operations. Nossa nuvem adaptável moderniza a infraestrutura de borda em todas as operações, incluindo as fábricas, para aproveitar uma arquitetura moderna, componível e conectada para seus aplicativos. Nossa abordagem de nuvem adaptável cria o nível de escala necessário para repetir soluções de IA em linhas de produção e espaços produtivos. Colocando a abordagem de nuvem adaptável em prática, as Operações de IoT do Azure aproveitam os padrões abertos e trabalham com o Microsoft Fabric para criar uma base de dados comum para a colaboração de TI e OT. Para saber mais sobre nossa abordagem de nuvem adaptável e as Operações de IoT do Azure, visite nosso Blog do Azure.
O Grupo Electrolux, cliente da Microsoft, buscando aumentar a eficiência operacional global desenvolveu uma única plataforma para criar, implantar e gerenciar vários casos de uso de manufatura importantes. O objetivo é capturar todos os dados de fabricação, contextualizá-los e disponibilizá-los para a tomada de decisões em tempo real em todos os níveis da organização, dentro de uma infraestrutura escalável. Para permitir isso, a companhia está adotando uma solução completa da Microsoft que aproveita a abordagem de nuvem adaptável, incluindo o Azure IoT Operations. Usando essa abordagem, o Grupo Electrolux está procurando reduzir a sobrecarga de vários fornecedores, uma maneira consistente e simples de implantar e gerenciar vários casos de uso em um local e, em seguida, a capacidade de dimensionar essas soluções para vários locais com gerenciamento de frota simples e consistente.
A disrupção da cadeia de suprimentos não é nova, no entanto, sua complexidade e a taxa de mudança estão ultrapassando a capacidade das organizações de lidar com problemas. Os fabricantes estão sob pressão para prevenir e minimizar interrupções e, como resultado, quase 90% dos profissionais planejam investir em maneiras de tornar suas cadeias de suprimentos mais resilientes.
Para apoiar nossos clientes nessa jornada, estamos anunciando a próxima prévia de um suplemento de rastreabilidade para o Dynamics 365 Supply Chain Management que permitirá que as empresas aumentem a visibilidade de sua genealogia de produtos por meio das diferentes etapas da cadeia de suprimentos. A rastreabilidade também ajudará as empresas a rastrear eventos e atributos em todos os processos da cadeia de suprimentos e fornecerá uma interface para consultar e analisar dados.
Capacitar os trabalhadores da linha de frente com ferramentas de IA para melhorar a produtividade e a satisfação no trabalho
Para permitir operações inteligentes na fábrica, uma força de trabalho capacitada e conectada é fundamental. De acordo com o mais recente Índice de Tendência de Trabalho, 63% dos trabalhadores da linha de frente fazem tarefas repetitivas ou braçais que tiram tempo de realizar uma tarefa mais significativa. Além disso, 80% destes profissionais acham que a IA aumentará sua capacidade de encontrar as informações certas e as respostas de que precisam. Do escritório ao chão de fábrica e ao campo, estamos construindo soluções para enfrentar os desafios que os fabricantes enfrentam, ajudando a simplificar as operações da linha de frente, melhorar a comunicação e a colaboração, a experiência dos funcionários e fortalecer a segurança em dispositivos compartilhados.
Hoje estamos apresentando novos recursos para o Copilot no Dynamics 365 Field Service que ajudam os gerentes e técnicos de serviço a encontrar informações com eficiência e a resolver problemas enquanto mantêm os clientes atualizados em cada etapa, pois eles ajudam a resumir o trabalho. Sempre disponíveis, os gerentes de serviço de campo podem agora interagir com o Copilot para encontrar informações pertinentes sobre ordens de serviço e fazer isso usando linguagem natural em seu fluxo de trabalho no aplicativo Web Dynamics 365 Field Service. Além disso, disponível na visualização pública, os trabalhadores da linha de frente podem ainda configurar e personalizar os campos que o Copilot usa para gerar resumos no Dynamics 365 Field Service.
Para simplificar ainda mais a colaboração entre gerentes de serviço de campo, técnicos e especialistas remotos, os usuários do Dynamics 365 Field Service com o aplicativo Field Service no Teams podem compartilhar links para ordens de serviço que se expandem automaticamente e fornecer detalhes importantes. Esse recurso está disponível para o público geral a partir de hoje. Se os técnicos precisarem de assistência adicional de especialistas remotos para resolver problemas, eles podem simplesmente acessar os recursos de Assistência Remota do Dynamics 365 no fluxo de trabalho no Microsoft Teams com anotações espaciais ancoradas, mesmo se a câmera se mover.
Ecossistema Microsoft e parcerias na era da IA
Essas inovações do setor em dados e IA são fortalecidas por meio do Microsoft Cloud for Manufacturing. Ele permite que as organizações acelerem sua jornada de dados e IA aumentando a Microsoft Cloud com soluções de dados, modelos de aplicativos e serviços de IA relevantes ao setor. O Microsoft Cloud for Manufacturing traz o melhor da Microsoft e de nossos parceiros para acelerar conjuntamente a transformação digital na manufatura.
A Microsoft é um parceiro de coinovação confiável, comprometido em trabalhar com empresas para desbloquear o verdadeiro potencial das soluções de IA e, assim, transformar positivamente a indústria. Nossas ofertas podem ser personalizadas por um ecossistema global incomparável. Este ano, estamos orgulhosos de ter os seguintes parceiros valiosos demonstrando essa união produtiva em nosso estande da Hannover Messe: Accenture, Annata, Ansys, Avanade, AVEVA, Blue Yonder, Bosch, CapGemini, Cognite, Connected Cars DK, DSA, HERE Technologies, Hexagon, Netstar, NVIDIA, o9 Solutions, PTC, Rockwell Automation, SAP, Syntax, Sight Machine, Siemens, SymphonyAI, Tata Consultancy Services (TCS), Threedy, ToolsGroup e Tulip Interfaces.
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[1]Gartner®, GenAI use-case prism for manufacturing, Por Ellen Eichhorn, Sohard Aggarwal, julho de 2023. GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc., e/ou suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e é usada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.Tags: IA, Copiloto para Dynamics 365, IA generativa.
*Kathleen Mitford, CVP, Indústria Global da Microsoft
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software