*Por Thiago Viola
Se 2023 for lembrado como o ano em que a IA se tornou dominante no mercado de consumo, é seguro apostar que 2024 será o ano no qual as empresas o seguirão em massa. Mas para os executivos que aspiram não apenas seguir, mas liderar verdadeiramente esta revolução que se aproxima, há certos princípios que devem ter em mente.
Primeiro, as empresas devem ser criadoras de valor em IA.
Existem três modos distintos de consumo de IA generativa: o primeiro é a aquisição de software que tenha IA generativa incorporada, o segundo é consultar modelos pré-existentes de terceiros por meio de chamadas de API e o terceiro é criar (e depois consultar) seus próprios modelos fundacionais que aproveitam dados públicos e privados.
Hoje, a maioria das empresas concentra-se nos dois primeiros padrões de adoção, pois representam o caminho mais fácil para experimentar e descobrir casos de uso valiosos. Mas embora seja bom para os consumidores aproveitar a onda como usuários de IA que não precisam prestar atenção no seu funcionamento, as empresas com visão de futuro simplesmente não podem se dar esse luxo. Eles têm informações proprietárias, propriedade intelectual e dados confidenciais de negócios para proteger – e requisitos éticos, de reputação e legais para cumprir.
Qualquer empresa que pretenda tirar o máximo de proveito da IA deve participar em todas as oportunidades de criação de valor dos modelos de base, em vez de delegar a sua capacidade, a sua estratégia e, o mais importante, os seus dados a terceiros. Os modelos básicos são, em sua essência, uma nova representação de dados. Esta nova representação tem o poder de revelar insights valiosos provenientes dos dados. Historicamente, a invenção de cada nova representação de dados provou ser fundamental para o avanço da ciência e da tecnologia, assim como da criação de novos negócios. Neste caso não é diferente.
As empresas devem considerar cuidadosamente a vantagem competitiva que perderão ao abrir mão de seus dados para serem codificados em um modelo de base não proprietário, bem como o valor dos insights contidos nos seus dados. Uma empresa que é capaz de criar os seus próprios modelos de IA (e lembre-se, nem todos têm de ser enormes) é uma empresa que controla o seu próprio destino. A partir da criação de tais modelos é possível treinar, ajustar e governar sua própria IA para obter consistentemente o máximo retorno dessas tecnologias em evolução – como criadores de valor, a empresa terá propriedade real sobre a proteção, o controle, a inovação e a monetização daquilo que se tornará um de seus ativos mais importantes: modelos de fundações empresariais que codificam seus dados mais valiosos.
A tarefa de criar ou utilizar um modelo básico direcionado a uma empresa pode parecer assustadora, mas não é. É por isso que criamos o watsonx, para capacitar as empresas a se tornarem criadoras de valor, ser proprietária da fonte de sua vantagem competitiva e controlar seu destino.
Em segundo lugar, os líderes empresariais devem apostar na comunidade.
Já é evidente que, onde quer que a IA vá nos próximos anos, um modelo fechado não dominará todos eles. Esta revolução será impulsionada pela energia e engenhosidade de toda a comunidade de IA – uma comunidade decididamente aberta. Ao integrar uma combinação dos melhores modelos de código aberto, modelos privados e, em última análise, os seus próprios modelos criados, as empresas podem colocar-se em posição de tirar o máximo partido dessa comunidade.
É exatamente isso que estamos fazendo na IBM ao firmar parceria com a Hugging Face, um pilar do ecossistema de código aberto com mais de 250.000 modelos de IA compartilhados em suas plataformas até o momento. Ao integrar o Hugging Face com nossa plataforma empresarial de IA, watsonx, estamos criando um futuro para a IA que aproveita a criatividade e a diversidade de uma ampla comunidade para permanecer aberta, vibrante e infinitamente personalizável.
Tomemos por exemplo o clima e as ciências da Terra. Estas áreas de negócios e da ciência continuam cheias de gargalos, especialmente com relação ao acesso às informações mais recentes e à capacidade de analisar esses dados de forma rápida e eficiente devido à sua dimensão. A NASA estima que 250.000 terabytes de novos dados estarão online até 2024. Como podemos resolver isso?
A resposta da IBM recentemente foi abrir o código-fonte de nosso modelo de base de IA geoespacial watsonx.ai, construído usando dados de satélite da NASA no Hugging Face. Ao colocar este modelo – agora o maior modelo de base geoespacial no Hugging Face e o primeiro modelo de base de IA de código aberto construído com a NASA – diretamente nas mãos da comunidade de IA, podemos usar o poder transformador da colaboração para melhorar a forma como protegemos nosso planeta e seus recursos.
Terceiro, as empresas devem garantir que sua IA possa funcionar em qualquer lugar e de forma eficiente.
Ao desenvolver tecnologias de nuvem híbrida e aberta, as empresas podem otimizar custos, desempenho e latência. Na IBM, estamos facilitando para as empresas o gerenciamento de seus dados mais valiosos e o treinamento, o ajuste e a implementação de modelos de IA de maneira integrada entre nuvens públicas e privadas e em suas próprias instalações. O futuro destas tecnologias está em opções ágeis, econômicas e eficientes para empresas de todos os portes – e as mais bem sucedidas serão aquelas que se prepararem para prosperar em qualquer ambiente.
Finalmente, embora os líderes empresariais ajam com urgência, também devem agir com responsabilidade.
Não há dúvida de que chegamos a um ponto de inflexão para a IA — e o instinto dos executivos de agir com ousadia é positivo. Ninguém quer ficar para trás na corrida destas tecnologias ou deixar passar esse momento único e cheio de oportunidades.
Mas aos olhos dos clientes, investidores, funcionários e de cada empresa, é necessária uma licença para operar esta nova e excitante tecnologia: essa licença é confiança. A menos que cada um de nós incorpore uma governança responsável no centro da utilização da IA, os seus novos riscos irão, com o tempo, encobrir os seus benefícios.
Este momento, ainda mais do que a maioria, exige uma liderança de confiança por parte do setor privado – e, por sua vez, recompensará essa liderança de confiança. Uma boa IA é uma IA governada e, para aqueles que esperam liderar esse cenário, estimular este princípio em tudo o que fazem será um grande passo para consolidar a sua posição de liderança.
*Thiago Viola, diretor de IA da IBM América Latina.
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software