Escolha uma Página
Compartilhe

Nesta terça-feira (03/10), Clara Savelli, Coordenadora de Projetos da ABES, participou do 1st International Open Innovation Case Congress, evento que faz parte da programação da Rio Innovation Week, no painel sobre Inovação em ESG, e apresentou ao público a Mobilização para Redução da Desigualdade. Esta iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem e recondicionamento de equipamentos de TI (notebooks, PCs, racks etc.) descartados pelas empresas que aderirem ao projeto. Esta ação é conduzida por meio de uma parceria com a ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência de comunicação Weber Shandwick.

Desde 2021, a Mobilização para a Redução da Desigualdade já reciclou 191 toneladas, gerando recursos que impactará a vida de mais de 36 mil pessoas, e evitando lançar ao meio ambiente 362 toneladas de gases efeitos estufa e 2 toneladas de metais tóxicos. “Os benefícios da Mobilização vão além da sustentabilidade ambiental. Ao promover a inclusão sociodigital, essa iniciativa tem transformado positivamente a vida de milhares de pessoas. Parte dos equipamentos são recondicionados e cedidos via comodato às ONGs que promovem capacitação digital. Assim, ajudamos a fornecer acesso à tecnologia para aqueles que antes estavam excluídos digitalmente. Isso significa oportunidades educacionais, acesso ao mercado de trabalho e uma maior participação social”, destaca Clara Savelli.

A ABES integrou o painel do Open Innovation Congress que contou com a apresentação de outros cases: Women in Tech para mulheres do Norte (Plure); Open Innovation nas Comunidades Cariocas: Conectando Startups, ONGs, Governo e Iniciativa Privada em Prol de Desenvolvimento Tecnológico e Social (Futuro Inovação); Facilitando parcerias entre startups brasileiras e corporações suecas (CISB); e Programa Escale-se (Escale-se).

ABES e ESG

Recentemente, a associação aderiu ao Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades (movimento é coordenado pela ABCD – Ação Brasileira de Combate às Desigualdades) e, desde o início de 2022, faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, quando se comprometeu em contribuir efetivamente para 8 dos 17 ODS do Pacto Global. Rodolfo Fücher, presidente do conselho da ABES, também acompanhou presencialmente os debates no UN Global Compact Leaders Summit, evento promovido pela Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, que reuniu lideranças para discutir medidas para acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

acesso rápido

pt_BRPT