*Dominik Wee
No seu cerne, a manufatura é sobre inovação, pois ela constrói capacidade econômica, fortalece equipes e gera oportunidades de crescimento. Hoje, estamos presenciando o setor passando por uma transformação única no século, impulsionada pelas mudanças nas demandas dos consumidores, desafios trabalhistas, interrupções na cadeia de suprimentos, avanços tecnológicos e demandas por sustentabilidade. Já percorremos um longo caminho desde a revolução industrial, e a indústria evoluiu para um lugar muito mais complexo.
Para explorar esses desafios e oportunidades, nos juntaremos a líderes globais e colegas na maior feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe, que acontece de 17 a 21 de abril na Alemanha. Ao participarmos desta semana de inovação, discutiremos quatro áreas-chave que estão remodelando o futuro da manufatura: capacitar uma força de trabalho conectada, alimentar a engenharia e as fábricas inteligentes com o metaverso industrial, construir cadeias de suprimentos ágeis e acelerar a sustentabilidade. Impulsionando essas tendências está a inteligência artificial (IA), que oferece mais potencial para a nossa indústria do que qualquer outra tecnologia que já tenhamos experimentado, e estamos apenas arranhando a superfície do que é possível.
Aqui, exploramos como a Microsoft dá vida a essas quatro tendências para avançar a indústria:
Capacitando a força de trabalho conectada
Para apoiar fábricas inteligentes, uma força de trabalho conectada é fundamental, e 63% dos trabalhadores da linha de frente da manufatura estão animados com as oportunidades de emprego que a tecnologia cria. Desde o escritório até os colaboradores que atuam na fábrica, as soluções da Microsoft podem melhorar as operações ao simplificar o trabalho diário, impulsionar a eficiência, a segurança e a produtividade, além de ajudar a fomentar uma força de trabalho engajada.
Estamos construindo soluções para abordar os desafios únicos que os fabricantes enfrentam – ajudando a simplificar as operações da linha de frente, melhorar a comunicação e a colaboração, aprimorar a experiência do funcionário e fortalecer a segurança em dispositivos compartilhados.
Hoje, estamos compartilhando novas capacidades e atualizações para a força de trabalho, incluindo:
- A integração nativa de Agentes Virtuais Inteligentes (PVA) com IA ao Power Apps agora está em visualização pública. Agentes virtuais infundidos com IA estarão prontamente disponíveis no Power Apps, permitindo que trabalhadores da linha de frente da manufatura encontrem facilmente respostas inteligentes dentro do contexto de suas aplicações de manufatura.
- O Teams pode ser utilizado como solução de chamadas para se conectar com colegas de equipe, clientes e fornecedores. Ainda neste ano, os funcionários da fábrica poderão fazer e receber chamadas utilizando smartphones com sistema Android de onde quer que estejam trabalhando.
Para saber mais sobre como estamos capacitando a força de trabalho atual de fabricação, leia o último post do Microsoft 365 Blog.
Construindo cadeias de suprimentos resilientes e ágeis
A interrupção da cadeia de suprimentos não é algo novo; no entanto, sua complexidade e a velocidade de transformação estão superando a capacidade das organizações de lidar com os problemas. Os fabricantes estão sob pressão para prevenir e minimizar as interrupções, e, como resultado, quase 90% dos profissionais de cadeia de suprimentos planejam investir em maneiras de tornar suas cadeias de suprimentos mais resilientes.
Para apoiar nossos clientes, a Microsoft oferece soluções como a Plataforma de Cadeia de Suprimentos e o Centro de Cadeia de Suprimentos. Elas permitem que as organizações reduzam o risco em cadeias de suprimentos complexas e forneçam um “centro de comando” pronto para uso, propiciando que organizações, como a Kraft Heinz, atendam às suas necessidades exclusivas sem substituir os sistemas atuais. Além disso, o Microsoft Dynamics 365 Copilot oferece às empresas insights preditivos em tempo real usando IA generativa em materiais, inventário, rede de distribuição e mais, o que significa que as interrupções potenciais podem ser evitadas antes que ocorram.
Hoje, a Microsoft está trabalhando com clientes para melhorar a resiliência de suas cadeias de suprimentos. A empresa de semicondutores STMicro transformou sua cadeia de suprimentos, avançou em pesquisa e desenvolvimento e escalou a produção usando o Microsoft Azure HPC. Agora eles podem levar seus produtos ao mercado mais rapidamente e dobrar sua capacidade até 2025, enquanto se tornam neutros em carbono até 2027. A Toyota Material Handling Europe está trazendo automação de armazém para o Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos do Dynamics 365, com veículos autônomos guiados que podem executar tarefas repetitivas de forma rápida e precisa, levando a um aumento de eficiência e produtividade. Essa tecnologia robótica pode ajudar a gerenciar os níveis de inventário, resultando em melhor controle de estoque e redução dos custos de armazenamento.
Saiba mais sobre nossas soluções de cadeia de suprimentos na equipe Dynamics365 neste blog.
Pessoas e IA trabalhando juntas: A próxima geração de engenharia e fábricas inteligentes com o metaverso industrial
Uma das mudanças mais significativas na fabricação tem sido o surgimento de fábricas inteligentes. Imagine um ecossistema industrial conectado a um espaço virtual comum que permite que todos visualizem e interajam com processos complexos em tempo real, com dados do mundo real. O metaverso industrial, construído com tecnologia fundamental como IA, Digital Twins, Mixed Reality, ML e Cloud-to-Edge, está mudando a forma como as empresas administram e gerenciam seus negócios, oferecendo valor imediato por meio de operações e capacitação remota, otimização de processos e ativos de IA e robótica, automação e operações autônomas.
Da mesma forma, o Metaverso Industrial está criando oportunidades para tornar a engenharia de produtos mais colaborativa e imersiva. Isso permite que as empresas de manufatura reduzam e acelerem o tempo de lançamento no ambiente cada vez mais competitivo.
Nosso compromisso com experiências imersivas que suportam fabricantes e trabalhadores de linha de frente continua com o anúncio que estamos trazendo o Windows 11 para o HoloLens 2, aprimorando a segurança e oferecendo as últimas ferramentas para desenvolvedores. Também estamos lançando novas atualizações para o Dynamics 365 Guides, incluindo a capacidade de anotar qualquer coisa ao alcance da mão, um recurso de segurança personalizado chamado “Modo Restrito” que dá às organizações mais controle sobre seus aplicativos de realidade mista e novas atualizações para chamadas de Teams dentro de Guides para aprimorar a experiência do usuário.
A Siemens está usando a inteligência artificial generativa para ajudar as empresas industriais a impulsionar a inovação e eficiência em todo o ciclo de vida de design, engenharia, fabricação e operação de produtos. Ela trará um aplicativo Teamcenter para o Microsoft Teams que alavanca os modelos de linguagem no Serviço Azure OpenAI para melhorar a colaboração interfuncional. Além disso, na Hannover Messe estamos demonstrando como um assistente alimentado pelo Azure AI Service pode aumentar a criação, otimização e depuração de código em software para automação de fábrica, e como podemos usar a AI industrial para permitir inspeção de qualidade visual no chão de fábrica. A Rockwell está integrando tecnologias de robótica e AI para capacitar as empresas a otimizar seus trabalhadores de serviços de campo e gerenciamento de ativos em fábricas. O Omniverse Cloud da NVIDIA facilita para as equipes, desde o design e engenharia até os trabalhadores de linha de frente, digitalizar seus fluxos de trabalho, desde a construção de gêmeos digitais de fábricas até a execução de simulações em loop fechado.
Sustentabilidade, otimização energética e inovação em células de combustível são mais importantes do que nunca.
A sustentabilidade é uma prioridade para os fabricantes que estão adotando práticas ecologicamente corretas e implementando iniciativas, como o uso de fontes de energia renovável, a adoção de princípios de economia circular para reduzir o desperdício e a otimização dos processos de produção para minimizar o impacto ambiental.
Através de nossa tecnologia, como a Microsoft Cloud for Sustainability, e nosso rico ecossistema de parceiros, estamos construindo uma base crítica para um futuro eficiente e sustentável em energia. Recentemente, a Seeq Corporation anunciou a Solução Seeq para o Microsoft Sustainability Manager, que permite que as equipes integrem a preparação, análise e melhoria contínua de dados de processos de séries temporais, reduzindo o impacto ambiental das operações da indústria de processos.
Muitos dos problemas mais difíceis de sustentabilidade da sociedade são problemas de química e ciência dos materiais que, em última análise, exigirão uma máquina quântica em escala para serem resolvidos. No entanto, dada a contínua evolução das capacidades de computação clássica, mais problemas de química quântica podem ser resolvidos hoje usando serviços em nuvem de ponta. A Johnson Matthey, líder global em tecnologias sustentáveis, uniu-se aos químicos quânticos da Azure Quantum da Microsoft para desenvolver novas ferramentas de modelagem preditiva com as capacidades de supercomputação da Azure HPC e fluxos de trabalho refinados para acelerar as simulações químicas, explorar o potencial da IA e ficar pronto para a era quântica.
Muitos fabricantes estão enfrentando a situação urgente do aumento dos custos de energia na fábrica e na planta de produção, por isso estamos trabalhando com parceiros e clientes para priorizar os principais casos de uso que ajudarão os fabricantes a ganhar visibilidade sobre onde a perda de energia está ocorrendo por meio de avaliações direcionadas.
Essas são algumas das emocionantes inovações que estão acontecendo hoje para nos ajudar a construir um amanhã mais forte, mais resiliente e mais sustentável. Estou ansioso para ver muitos de vocês na Hannover Messe na próxima semana.
*Dominik Wee, vice-presidente Corporativo, Indústria de Manufatura e Mobilidade
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software