Escolha uma Página
Compartilhe

Porto Alegre (RS) se despediu do South Summit Brazil 2023 e comemorou os números de sua segunda edição, que ocorreu de 29 a 31 de março. Ao longo dos três dias de evento no Cais Mauá, cerca de 22 mil pessoas passaram por um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo com olhar atento à sustentabilidade e os novos formatos de negócio. Os 22 mil metros quadrados de área do evento, receberam visitantes de 50 países, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, 700 jornalistas nacionais e internacionais, 7 mil empresas, mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais, cerca de 600 investidores, o que resultou em USD 19 bilhões para investimento disponível para LATAM e USD 123 bilhões de fundos sob gestão. 

Apoiadora do evento, a ABES marcou presença no South Summit Brazil desde o primeiro dia, com a participação de Paulo Milliet Roque e Rodolfo Fücher, Presidente e Presidente do Conselho da ABES, respectivamente, além de Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento; Marcia Lippert, Vice-presidente RS e Mirian Luzzi, Especialista em Planejamento e Execução. 

Rodolfo Fücher, Presidente do Conselho da ABES, participou, no dia 29/03, do painel sobre o Futuro das Telecomunicações e Serviços de TI e Indústria 5.0, ao lado de Cesar Cavalheiro Leite, CEO e fundador da Processor; de Zaima Milazzo, Presidente da Brain – Algar Telecom, e de Heverton Anunciação, da Universidade do Consumidor. O time da ABEs aproveitou a estada no Rio Grande do Sul para conhecer o Tecnosinos, parque tecnológico localizado em São Leopoldo.   

 Startup competition 

Um dos grandes destaques do evento, a Competição de Startups 2023 contou com mais de 2020 inscrições e, entre as 47 finalistas selecionadas, 31 eram brasileiras e 16 internacionais. O anúncio das vencedoras foi realizado na tarde de sexta-feira (31.03) e o desfecho foi emocionante.  “Tivemos muitos projetos relevantes com um potencial de destaque no mercado. Os jurados tiveram uma tarefa difícil para escolher quais seriam as vencedoras, mas com certeza, todas as startups presentes puderam ter o South Summit Brazil como uma vitrine diante de fundos e possíveis de investidores. Este ano, tivemos o montante significativo para investimento na América Latina”, ressalta Thiago Ribeiro, CEO do evento no Brasil.   

As cinco startups vencedoras, uma em cada categoria (Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time) recebeu um computador presenteado pela ABES. São elas: 

·        MAIOR DESTAQUE – Airway Shield – dispositivo que facilita a intubação guiando o tubo endotraqueal facilmente para dentro da traqueia e protege os médicos dos aerossóis.

·        MAIS ESCALÁVEL – Alana IA – ferramenta de IA criada para melhorar o relacionamento com clientes. Com ela é possível interagir, engajar e responder aos consumidores de maneira automática, personalizada e humanizada por meio de todos os canais digitais. 

·        MAIS SUSTENTÁVEL – Incentiv Track Winners – plataforma inovadora que centraliza todas as soluções nas leis de incentivos fiscais oferecendo conexão, transparência e engajamento. 

·        MELHOR TIME – Trashin – economia circular por meio da gestão de resíduos e de programas de logística reversa, e que promove um impacto socioambiental positivo.

·        MAIS INOVADORA – Bankuish – um canal de vendas cujo core business é análise de dados para processos de tomada de decisões. 

ESG: Mobilização para Redução da Desigualdade 

A coleta de equipamentos eletrônicos também foi realizada durante o evento, uma parceria entre a ABES, a Reurbi e o Observatório do Terceiro Setor. Junto com a organização do evento, foram instalados coletores para recolhimento de aparelhos eletrônicos, como notebooks, teclados, racks e mouses etc. Estes dispositivos poderão ser recondicionados e serem vendidos ou cedidos em comodato para instituições que promovem inclusão sociodigital. Os itens que não puderem ser reaproveitados serão encaminhados para reciclagem, sendo que os recursos também são revertidos para ONGs e para manutenção do trabalho realizado pela Reurbi. A Mobilização para Redução da Desigualdade tem impacto socioambiental, pois reduz a geração de Gases de Efeito Estufa, a liberação de metais tóxicos e gera oportunidades de carreira para área de Tecnologia para milhares de pessoas treinadas pelas ONGs.

acesso rápido

pt_BRPT