*Por Takayuki Morita
Como nosso propósito, nós da NEC, temos como objetivo criar os valores sociais de segurança, proteção, equidade e eficiência, e agir para possibilitar uma sociedade sustentável, onde todos tenham a chance de atingir seu pleno potencial. Guiados por este propósito como nosso ponto de partida, 2022 foi o segundo ano do Plano de Gestão de Médio Prazo 2025 (MTP de 2025), quando nos convencemos de que a direção que almejamos está correta. Penso que foi, também, um tempo em que enfrentamos muitos desafios e, como resultado, conseguimos fazer progressos significativos.
Aqui estão alguns exemplos específicos de progressos que fizemos:
- Do ponto de vista da “Estratégia”, tendo como base o plano de médio prazo (MTP) de 2025, com relação à transformação digital (DX), fortalecemos nossa atuação como consultoria para, assim, avançar com o DX Interno, o DX do Cliente e o DX Social. Aprimoramos nossa colaboração com a empresa de consultoria Abeam para acelerar o desenvolvimento de recursos humanos digitais. Também expandimos a Plataforma Digital NEC, que integra os pontos fortes da empresa em biometria, IA (Inteligência Artificial) e segurança. Estamos ampliando o escopo de nossas propostas como um parceiro confiável para apoiar a DX de nossos clientes. Também expandimos nossas colaborações estratégicas com muitos parceiros globais, incluindo Microsoft, AWS, SAP, Oracle, ServiceNow, Zoom e RedHat, com o objetivo de aprimorar nossos aplicativos DX internos e promover ainda mais nossas ofertas aproveitando nossa experiência e know-how internos;
- No negócio global de 5G, a NEC vem ganhando reconhecimento como uma das líderes mundiais na comercialização de Open RAN. Nossas iniciativas de comercialização em parceria com outras empresas de telecomunicações estão se expandindo, permitindo-nos fazer progressos constantes ao longo do caminho. Para promover ainda mais nossos negócios, adquirimos a Blue Danube Systems, Inc., nos EUA, e a Aspire Technology Unlimited Company, na Irlanda, para desenvolver produtos globais relacionados ao 5G e fortalecer nossos serviços de construção de sistemas;
- Nos negócios relacionados a Governo Digital e Finanças Digitais, três empresas que aderiram ao Grupo NEC nos últimos quatro anos – NEC Software Solutions, KMD e Avaloq – estão desempenhando um papel central na melhoria dos lucros a médio prazo. Além disso, estamos acompanhando os efeitos sinérgicos dentro do grupo e criando um ciclo positivo na expansão global do nosso negócio nessas duas verticais. Em particular, no negócio de Governo Digital, estamos nos baseando na experiência e no know-how da KMD, na Dinamarca, para acelerar as propostas no Japão.
- No campo da inovação empresarial (criação de novos negócios), atingimos um nível em que podemos falar sobre a criação de valor social por meio de ecossistemas concretos em vários campos, como a descoberta de medicamentos com base em IA, a agricultura e o Meio Ambiente. No negócio de descoberta de medicamentos com base em IA, começamos a desenvolver vacinas de próxima geração para a prevenção de futuras pandemias, em colaboração com a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI). Na agricultura, em conjunto com a Kagome, estabelecemos uma nova empresa, em Portugal, que visa ajudar os produtores de tomate em suas culturas de forma mais eficiente, utilizando IA.
- Outro pilar do nosso MTP 2025 é a “Cultura”. Com o objetivo de melhorar o engajamento dos funcionários, estamos promovendo reformas organizacionais e a criação de um ambiente de trabalho do qual possamos nos orgulhar, onde diversos recursos humanos possam trabalhar com entusiasmo e desempenhar papéis ativos. De acordo com o Smart Work 2.0, no Japão, que visa aumentar a satisfação no trabalho dos funcionários, também estamos acelerando a criação de um ambiente de trabalho favorável, com base nos três pilares: “Local de Trabalho”, “Princípios de Trabalho” e “Tecnologia Digital”.
- Além disso, como uma expansão de nossas atividades de liderança de pensamento, estamos promovendo reformas no Instituto de Estudos Socioeconômicos Internacionais (IISE), um think tank do Grupo NEC, a fim de fortalecer nossa capacidade de “aproveitar o futuro juntos”.
2023 será um ano importante para acelerar a transformação da nossa “Estratégia” e “Cultura”, para refinar o nosso MTP 2025 e para dar um grande salto adiante. Ao conectar constantemente várias medidas aos resultados, conquistaremos a confiança de nossos stakeholders, faremos progressos significativos em direção à cocriação para o mundo que apresentamos na NEC 2030VISION e, consequentemente, daremos grandes passos em direção à realização de nosso propósito.
“Tenha em mente que uma empresa estável é instável e uma empresa instável é estável”. Este é um dos “Dez Princípios de Gestão” defendidos pelo ex-presidente da NEC, Koji Kobayashi, que defendeu o conceito de Computação e Comunicação (C&C) e liderou o segundo período de fundação da empresa. Estou profundamente consciente da importância destas palavras no nosso mundo, que está em rápida mutação.
Só podemos entregar valor à sociedade quando temos a capacidade de executar e produzir resultados tangíveis, sem medo de passarmos por mudanças.
O Grupo NEC continuará avançando como uma equipe em 2023, sem vacilar em nossos esforços para trazer a verdadeira transformação.
*Takayuki Morita, Presidente e CEO da NEC Corporation
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software