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*Por Luciana Precaro

Nos últimos anos, o setor de Consórcios passou por um período importante de crescimento e transformações. No primeiro semestre de 2022, o número de consorciados ativos cresceu 12,1% em relação a 2021, com a venda de 1,85 milhão de novas cotas e o volume de créditos disponibilizados para o mercado foi na ordem de R$ 28 bilhões, entre janeiro e maio, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

Diante do aumento da demanda, por concorrência e levando em conta a relevância do produto para fomentar a economia brasileira, buscar a eficiência operacional e ofertar a melhor experiência ao cliente é fundamental para manter-se no jogo e aproveitar a onda de crescimento. Com isso, a busca por inovação e por atualização tecnológica tornou-se ainda mais necessária.

Hoje, consórcio é sinônimo de várias coisas: planejamento, educação financeira, adequação de finanças. Ele possibilita desde a realização de uma cirurgia plástica à aquisição de uma máquina agrícola que permitirá crescer no agronegócio.

A transformação digital é aliada desse mercado de conquistas e trará, cada vez mais, melhora da performance das administradoras e mais oportunidade aos consumidores. Falar em consórcios, principalmente no Brasil, é falar em viabilizar a conquista de sonhos e o mercado tem olhado para essa demanda com atenção.

Além das administradoras independentes e das montadoras, o consórcio tem chance de se tornar um dos principais produtos dos bancos, e a experiência precisa ser simples e segura para que o cliente, que é exigente, se interesse. Por isso, a estratégia é trabalhar para aprimorar as tecnologias, ofertando um produto mais leve, com mais usabilidade, integrado e com a melhor experiência possível.

De uma maneira geral, a experiência do cliente deve ocupar o centro das decisões. O consumidor buscará ofertas alinhadas ao seu perfil, que transmitam segurança e transparência no momento da aquisição e também tragam facilidade na adesão e acompanhamento na evolução da cota.

Na outra ponta, as administradoras precisam ter todas as informações para tomar decisões de forma estratégica, ágil e assertiva. Trabalhamos para oferecer um produto que reduza os cancelamentos.

O consórcio teve o melhor primeiro semestre em 10 anos e a tecnologia é uma das grandes aliadas desse sucesso: seja para controlar os pagamentos, para assinar, digitalizar ou validar um documento ou mesmo para programar os próximos passos do consórcio.

Tecnologia nesse mercado significa atender as necessidades de um público que quer maior presença no digital, maior facilidade nos processos e menos burocracia. Aplicativos e ferramentas que reúnam todas as ferramentas necessárias para pesquisar, adquirir e monitorar já têm e terão, cada dia mais, a liderança do segmento.

*Luciana Precaro, Head de Consórcios na Sinqia

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

 

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