*Por Bruno Guerra
Nos últimos anos temos ouvido muito sobre estratégia ESG (Enviromental, Social e Governance, que traduzida para o português quer dizer: meio ambiente, social e governança). Um dos pontos de destaque deste debate global aponta a responsabilidade e a importância de as empresas participarem ativamente do combate às mudanças climáticas, ao racismo e à pobreza, investirem na redução do impacto dos seus produtos e serviços no meio ambiente, criar um ambiente financeiro mais confiável e resiliente, implementar mais transparência e prestação de contas da gestão.
Quando focamos uma estratégia ESG na realidade de cada empresa, sabemos que os sistemas tecnológicos e os dados estão transformando rapidamente organizações dos mais diferentes setores econômicos e a sociedade. Por isso, devemos e podemos destacar os benefícios do Data Analytics para que as empresas possam modernizar e/ou reinventar seus negócios, alinhando-os com as metas ESG. Existe uma necessidade crescente de se desenvolver e implementar abordagens de ESG orientadas por análises de dados para superar os muitos desafios que a sociedade, da qual as empresas fazem parte, enfrenta.
Um trabalho de Data Analytis deve fazer parte da implementação da estratégia ESG a fim de se definir metas mensuráveis de como a empresa está progredindo em direção aos seus objetivos de sustentabilidade a curto, médio e longo prazos.
Especialistas em ESG destacam a importância do esforço para se criar bons KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance) e OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave). Eles destacam ainda que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, estabelecidos pela ONU, podem ser considerados como os OKRs globais e adaptados para orientar a avaliação contínua da estratégia ESG em cada empresa.
De acordo com o Gartner, no que se refere à agenda ESG, é possível medir o desempenho das empresas em “uma ampla gama de tópicos, como emissões de gases de efeito estufa (GEE), diversidade da força de trabalho e remuneração de executivos”, só para citar alguns destes tópicos.
A análise avançada de dados e a visualização dos dados por meio de dashboards permitem que as organizações saibam se estão cumprindo as metas ESG e para que façam os ajustes de rota necessários, se estiverem distantes dos KPIs.
Assim como se educa os colaboradores a respeito da importância da adoção do Data Analytics, é preciso também orientar sobre a relevância da ESG, as motivações da empresa e os benefícios locais e gerais, a fim de se aumentar a motivação e o engajamento do time.
Somos parte de um movimento que se empenha para construir um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico para o século XXI. Estamos falando de uma grande meta de fazer do mundo um lugar melhor, com ações que começam no interior de cada organização, de cada companhia.
Bruno Guerra, CEO da IN – Inteligência de Negócios
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software