Por José Claudio Brito, especialista em software de gestão e diretor executivo da ADV Tecnologia
Comece a gerenciar adequadamente seu estoque desde o momento de entrada da mercadoria até sua saída. Veja quais passos são importantes:
1. Padronize o recebimento
A entrada dos materiais deve ser criteriosa e obedecer a uma política firme de qualidade. Assim, você evita ter produtos defeituosos em seu estoque, por exemplo. No momento do recebimento do fornecedor, confira todos os itens e já os classifique.
Nesse caso, uma das metodologias mais usadas é a classificação ABC, por meio da qual você separa os itens por relevância no que se refere a preço, demanda e facilidade de reposição.
2. Gerencie por demandas
Analisando os relatórios de vendas e também de entradas e saídas do estoque, fica fácil identificar aqueles produtos que têm maior demanda, certo? Com esse dado em mãos, passe a priorizar o que é mais procurado pelos clientes.
Dessa forma você mantém um estoque adequado de cada item, sem precisar lidar com constantes sobras ou ausências de produtos.
3. Foque na duração
Uma vez que já conhece a demanda de cada produto, você pode determinar também quanto tempo seu estoque vai durar. Se você vende 100 itens do produto A por dia e tem 500 desses produtos em estoque, por exemplo, a duração prevista é de 5 dias.
E por que fazer essa conta? Simples: para programar com exatidão quando será preciso solicitar ao fornecedor novos produtos antes que o estoque acabe. Sem fazer essa conta você pode enfrentar perda de vendas.
Afinal, a quantidade de itens em estoque pode ser facilmente subestimada se você não conhece sua demanda.
4. Separe seu estoque
Os produtos com maior saída devem sempre ficar à frente dos com menor demanda, de preferência em locais de fácil acesso. Só isso, já otimiza um tempo significativo na separação dos pedidos. Além disso, garante agilidade na entrega ao cliente.
Além do mais, essa ação também impacta na qualidade da prestação do atendimento no setor de vendas, o que aumenta a satisfação do cliente e o número de transações no período.
5. Implemente um sistema
Em vez de mobilizar sua equipe por dias e dias a fio na elaboração do inventário de estoque, aposte em um sistema de acuracidade. Isto é que faça checagens periódicas, cíclicas e ágeis, permitindo que seu estoque esteja sempre em dia. O ERP é o software ideal para empresas que precisam ter um estoque impecável.
6. Automatize o estoque
Planilhas eletrônicas, controles em livros e anotações avulsas. Tudo isso compromete a eficácia da sua gestão de estoque, pois demanda tempo e abre brechas para erros.
O melhor a fazer, portanto, é adotar um sistema de gestão de estoques eficiente. Ele precisa ser adequado às necessidades da sua empresa e promover a organização do fluxo de mercadorias.
7. Faça limpezas periódicas para ter um estoque impecável
Higienizar o estoque é eliminar aqueles produtos com data de validade vencida, quebrados, com aplicabilidade ultrapassada ou simplesmente que não são mais vendidos. Mas para não perder todo o valor investido, aqueles itens que ainda têm serventia podem ser vendidos a preço de custo, doados, reciclados ou reaproveitados para outras funções que não a produção ou a venda.
Essa prática permite que você mantenha o espaço físico do estoque reduzido e mantenha a rotatividade de mercadorias de acordo com sua demanda.
A gestão de estoque é absolutamente fundamental para o sucesso de uma empresa, pois permite minimizar os investimentos e maximizar os resultados, conquistando competitividade no mercado.
Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.