O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Esse deve, mais que todos, acreditar no potencial da empresa e de sua equipe. Contudo, infelizmente podemos notar nas empresas muito bons profissionais que são alçados ao papel de líderes, mas, por inabilidade ou despreparo não conseguem desenvolver esse papel adequadamente, o que causa muitos problemas em relação ao clima e resultados.
Mas, nem toda pessoa nasce um líder e existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade. Podemos destacar alguns pontos fundamentais para atingir este objetivo:
• O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz, se isso não ocorre não haverá inspiração e entusiasmo. Assim, se você quer se tornar um líder, tenha em mente que precisa fazer o que ama e amar o que faz;
• Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem, por isso deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca da melhoria contínua a reciclagem;
• O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando coisas novas é fundamental. Assim, o líder deve ser fonte de informações e alternativas, ele deve estar sempre se aprimorando, senão pode virar a liderança que não é muito respeitada;
• Saber arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que se tenha audácia quando necessário e posicionar sua opinião, também é necessário que assuma as responsabilidade e culpas;
• Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois, só olhando para dentro de si, que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites;
• Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e o foco, conduzindo sua equipe nas mudanças que o mercado impõe.
• Comunicar bem é fundamental. Hoje, um dos grandes erros de um líder é não claro para equipe os caminhos tomados e os motivos. É preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.
Enfim, muito se confunde o líder com o “chefe”. Mas, ser líder não é apenas coordenar os trabalhos. É preciso aprofundamento sobre um tema. O líder é inspirador, motivador de equipes, demonstrando o caminho a ser seguido. Com isto, tende à ser mais respeitado, atingindo a eficiência e os resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa.
*Celso Bazzola é consultor em recursos humanos e diretor executivo da Baaz Estratégia e Operação de RH