Compartilhe

Inovação pragmática, Reeskiling e Upskiling, e a jornada sustentável na economia digital foram tratados no evento patrocinado pela Oracle, AWS, IBM, Sky.One e TOTVS 

São Paulo, 20 de setembro de 2021 – O ABES Conference 2021 “Ondas Exponenciais e Resiliência Digital” reuniu renomados especialistas do setor de tecnologia para analisar e debater como atingir a resiliência digital, evitar que regulações e leis sejam um obstáculo para o Brasil, e quais habilidades serão necessárias para enfrentar as demandas de um mundo no qual a automação em larga escala é inevitável. O encontro, que contou com patrocínio da Oracle, Amazon Web Services (AWS), IBM, Sky.One e TOTVS, curadoria e organização da agenda pela The Shift, está disponível no canal da ABES no YouTube e conta com tradução em libras.

Com os dias divididos entre os temas: resiliência digital, ambiente de negócios e fator humano, o evento teve keynotes como: Carolina Morandini, head de gestão de portfólio & startups scout na Wayra Brasil; e Mariane Guerra, Vice-presidente de RH da ADP SYSTEMS. Rodrigo Galvão, presidente da Oracle America Latina, também como um dos palestrantes principais do evento, falou sobre a relação da tecnologia com o ESG. “Para mim, transformação digital é uma mudança cultural, porque não adianta nada a gente achar que vai estar aderente a novos padrões se não mudarmos o nosso mindset das pessoas que gerenciam e comandam as grandes empresas”, afirma o executivo.

O astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também falou sobre o potencial do Brasil em se transformar protagonista em inteligência artificial e a importância da educação, ciência, startups e preparação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias. Ele foi escolhido como um dos Embaixadores Brasil, País Digital.

No primeiro dia do encontro, executivos de grandes empresas expuseram seus exemplos sobre inovação pragmática e a necessidade de se pensar e agir fora da caixa com um propósito estipulado. Também debateram como os negócios digitais podem trazer uma ruptura da prática corporativa. Ricardo Brandão, CEO e Founder da Sky.One, sinalizou a importância de se colocar a inovação como uma cultura da empresa. “Nós ajudamos pequenas empresas a se reinventarem, mas dentro da nossa própria companhia consideramos importante revolucionar todo e qualquer processo para trazer mudanças não somente para nossos clientes, mas para a nossa empresa também”.

Também estavam presentes: Alexandre Frankel, CEO da Housi e Presidente do Conselho da Vitacon; Guilherme Horn, Diretor de Estratégia e Inovação do Banco BV; Celson Placido, Partner e CIO da Warren; Carolina Sevciuc, Digital Transformation & Innovation & Sustainability da Nestlé; e Ellen Carbonari, Economista, Co-fundadora e Head de Inovação Social da Semente Negócios. Já o entrevistado especial do dia, André Menezes, Co-Founder & CEO da Next Gen Foods, falou sobre a disrupção que o plant based está trazendo para o mercado de alimentos.

Nesse dia também Fred Santoro, head de Startups da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, anunciou a parceria do AWS Activate com o ABES Startup Internship Program. A iniciativa do programa oferecido pela associação tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo e atrair talentos e investimentos para o setor de tecnologia brasileiro. Com duração de 6 meses, o programa será disponibilizado às startups que fazem parte do AWS Activate, por meio de parcerias com incubadoras, aceleradoras, ou fundos de investimentos. As participantes têm a oportunidade de usufruir de todos os serviços oferecidos pela ABES aos seus associados, como a participação em seus diversos comitês (entre eles, o comitê regulatório, tributário, de inovação e de LGPD), o acesso a pesquisas de mercado, informações sobre linhas de fomento e financiamentos governamentais e dados de marketplace, assim como uma completa estrutura de compliance e serviço de consultoria jurídica. Com a parceria, todas as startups membros do ABES Startup Internship Program terão acesso ao AWS Activate, programa da AWS que oferece diversos benefícios às startups para apoiar o seu crescimento. Entre eles estão créditos para o uso de serviços de computação em nuvem da AWS, créditos do plano de suporte da AWS e treinamento com especialistas da empresa.

Já no seu segundo dia, os palestrantes abordaram a jornada para a renda sustentável na economia digital e a urgência da reforma tributária para o atual momento do mercado. Para esses assuntos, o evento contou com a participação de: Cid Torquato, Presidente da ICOM; Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood; Fernando Perobelli, Professor Titular da Faculdade de Economia da UFJF; Igor Cordeiro, Diretor de Políticas Públicas e Sustentabilidade da Facily; Jorge Sukarie, VP do Conselho Deliberativo da ABES; Ana Claúdia Akie Utumi, PhD, CFP®, TEP® e Partner na Utumi Advogados; Washigton Coelho, Tax Partner na EY. O entrevistado especial do dia foi Thiago Camargo, Diretor de Tecnologia da Prospectiva e Ex-Secretário Nacional de Políticas, que falou sobre a eficiência regulatória e a importância do investimento do governo no setor de tecnologia.

No último dia do encontro, as palestras abordaram a importância da Reeskiling e Upskiling da força de trabalho para a nova economia e trouxe renomados líderes do setor para falarem sobre como formar mais profissionais de tecnologia na chamada “inovação na encruzilhada”. Para Danielle Andrade, Head Univerisity da TOTVS, o desenvolvimento de tecnologia ainda é um grande desafio. “Incluir pessoas e uma agenda de conhecimento nessa indústria de tecnologia é um fator crucial, porque ela está nas nossas conversas de negócios de todos os dias”, afirma a executiva. Já Jeni Shih, Ecosystem Enablement da IBM Technology Sales nas Américas, apontou que “as empresas têm a sua responsabilidade de fazer a formação profissional daqueles que estão ainda nas escolas e universidades, porque a tecnologia acelerou tanto que a gente criou esse gap de skills que tanto falamos”.

Os debates também contaram com a participação de Sofia Esteves, presidente do Conselho Grupo Cia de Talentos/Bettha.com; Paul Ferreira, professor de Strategic Management da FDC; Camila Fernandez Achutti, CEO da Mastertech; Carla Alvez, Vice-presidente de Recursos Humanos da Oracle Latin America; Tatiana Tucunduva Cortese, docente do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes da Uninove; Sergio Paulo Gallindo, Presidente da Brasscom; Adriano Mussa, PhD, Dean & Partner na Saint Paul Business School and LIT. E a convidada especial do dia, Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, salientou as possibilidades de se ter uma educação mais inclusiva e como é necessário ter um olhar voltado para os jovens.

Por fim, foram anunciados os vencedores dos Prêmios Embaixador e Protagonista Brasil, País Digital. Com periodicidade anual, o prêmio é dividido em duas categorias. A primeira delas, “Protagonista Brasil, País Digital” é decidida por voto do público e concorrem pessoas do governo, organizações do setor privado, da academia ou do terceiro setor que se destacaram durante o ano por meio de seus projetos, ações ou contribuições em iniciativas de impacto social. Foram eles: Alan Leite, CEO, Startup Farm; José Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Miriam Wimmer, Diretora, Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD; Rony Vainzof, Diretor do Departamento de Defesa e Segurança, FIESP e Consultor em Proteção de Dados, Fecomercio/SP; Silvana Bahia, Codiretora Executiva, Olabi.

E na categoria “Embaixador Brasil, País Digital”, nomeou pessoas que se destacaram em projetos que promovem a transformação digital e inclusiva no Brasil em 2021, selecionadas por um comitê. Os escolhidos foram: Igor Calvet, Presidente na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Marcos Pontes, Astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia; Saul Tourinho Leal, Sócio na Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia; Deputada Federal Luisa Canziani; Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas. Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance). Para participar desta mobilização acesse: https://abes.com.br/mobilizacao-para-a-reducao-da-desigualdade-no-brasil/

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, sendo 77% micro e pequenas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de cerca de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Acesse o Portal ABEShttps://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa:

ABES

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

Janahina Rodrigues – +55 (11) 3027-0271

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314

acesso rápido

pt_BRPT