Compartilhe

Terceiro e último dia de evento ainda tem inscrições disponíveis e falará sobre o fator humano nessa inovação para o setor

São Paulo, 15 de setembro de 2021 – O ABES Conference 2021 “Ondas exponenciais e resiliência digital” teve seu segundo dia hoje, quarta-feira (15) com o mote “ambiente de negócios na transformação digital”. O evento contou com a participação de Rodrigo Galvão, Vice-presidente Sênior de Tecnologia da Oracle na América Latina, como keynote do dia e o executivo falou sobre a relação da ESG com a transformação digital. O evento, que conta com tradução em libras, ainda tem inscrições disponíveis para o seu último dia, que será amanhã, e abordará o fato humano quando o assunto é transformação digital.

O primeiro round table do encontro debateu a jornada para a renda sustentável na economia digital. Autor do livro “Nova Economia: Entenda por que o perfil empreendedor está engolindo o empresário tradicional brasileiro” e VP de Finanças e Estratégia do iFood, Diego Barreto salientou as oportunidades de mercado que a tecnologia vem trazendo no momento atual. “Acho que vivemos um momento mágico. O Brasil sempre foi muito distante do processo de desenvolvimento de tecnologia, mas o que acontece nesse exato momento é o oposto. Pela primeira vez estamos vendo a integração das cadeias de valor e a tecnologia chega de forma mais acessível, o que traz inúmeras vantagens para todos”, explica Barreto. Para Fernando Perobelli, Professor Titular da Faculdade de Economia da UFJF, citou alguns fatores que estão em evidência nesse momento, “a economia atual tem nos mostrado que cada vez mais é importante buscar melhores condições de trabalho, mais segurança tanto na oferta do trabalho quanto para o consumidor, fidelização dos colaboradores e também uma construção de uma relação mais próxima com o trabalhador”.

A inclusão também foi destacada pelos palestrantes. Cid Torquato, presidente da ICOM, destacou como a pandemia e o trabalho remoto contribuiu para a inclusão de pessoas com deficiência. “Muitas pessoas não tinham condições de sair de casa e foram empregadas, e em alguns casos deslancharam o seu empreendimento nesse momento tão difícil para todo mundo, mas que abriu portas e oportunidades para milhões de pessoas”, afirma o executivo. Igor Cordeiro, Diretor de Políticas Públicas e Sustentabilidade da Facily, salientou a necessidade da inclusão social, “precisamos construir um mecanismo onde camadas mais populares possam participar e ao mesmo tempo ser protagonista desse processo”.

Thiago Camargo, Diretor de Tecnologia da Prospectiva e Ex-Secretário Nacional de Políticas, foi o entrevistado especial do dia e falou sobre a eficiência regulatória no setor de tecnologia. “A medida que a nossa vida vai ficando mais digital, a regulação da economia digital também se torna importante, e junto com a tecnologia, ela é ferramenta necessária para que as médias e pequenas empresas ficassem mais resilientes a ponto de não falirem durante uma pandemia”, explica o empresário.

Já o segundo painel do evento trouxe renomados líderes do setor para falarem sobre a urgência da reforma tributária para o atual momento do mercado. Jorge Sukarie, VP do Conselho Deliberativo da ABES, “a nossa insegurança jurídica é tão grande que mesmo se optarmos por uma opção mais conservadora, ainda não temos certeza absoluta de que foi a melhor opção para os nossos negócios”. Para Ana Claúdia Akie Utumi, PhD, CFP®, TEP® e Partner na Utumi Advogados, a burocracia da tributação brasileira ainda é muito complexa, “as empresas no Brasil demoram mais tempo para cumprir suas obrigações do que em outros países”. E segundo Washigton Coelho, Tax Partner na EY, a reforma tributária é necessária, mas todo o processo é muito difícil. “As obrigações são complexas porque o sistema é complexo. Então não tem como defendermos uma redução no curso do compliance”, afirma o executivo.

Considerado uma das mais importantes e aguardadas conferências do setor, o ABES Software Conference é realizado 100% digital, e acontecerá até amanhã, quinta-feira (16/9). O encontro teve seus dias divididos entre os temas: resiliência digital, ambiente de negócios e fator humano.

Nesta quinta-feira, o evento terá seu encerramento realizado pelo Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e serão anunciados os vencedores do Prêmio Embaixador e Protagonista Brasil, País Digital realizado pelo Movimento Brasil, País Digital que reconhece pessoas que estão contribuindo para a construção de um Brasil Mais Digital e Menos Desigual ao longo do ano.

Além disso, o encontro também contará com a participação de Mariane Guerra, Vice-presidente de RH da ADP SYSTEMS; Danielle Andrade, Head University – TOTVS, Hugo Tadeu, Professor Inovação & Transformação Digital e Forecasting da Fundação Dom Cabral; Sofia Esteves, Presidente do Conselho Grupo Cia de Talentos/Bettha.com; Jeni Shih, Ecosystem Enablement da IBM Technology Sales nas Americas; Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho; Camila Fernandez Achutti, CEO da Mastertech; Adriano Mussa, PhD, Dean & Partner na Saint Paul Business School and LIT; e Sergio Paulo Gallinfo, Presidente da Brasscom.

Para acompanhar os próximos dias do evento, acesse: https://www.abesdigital.org.br/

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas. Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance). Para participar desta mobilização acesse: https://abes.com.br/mobilizacao-para-a-reducao-da-desigualdade-no-brasil/

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, sendo 77% micro e pequenas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de cerca de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Acesse o Portal ABEShttps://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa:

ABES

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

Janahina Rodrigues – +55 (11) 3027-0271

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314

acesso rápido

pt_BRPT