Universidade adota ferramenta de gestão de carreiras desenvolvida 100% em GeneXus e fornecida pela empresa de tecnologia Valorizza Desenvolvimento. Benefícios do uso envolvem, desde 2019, 15 mil contratos de estágios e mil empresas conveniadas, além de novas fontes de receita
O caminho percorrido desde o início da vida universitária até a conclusão da formação acadêmica é uma longa jornada. Mais do que horas de estudo, planejar uma carreira contempla uma parada estratégica na rotina para desenhar os próximos passos, que incluem aspectos como conhecimentos e habilidades que vão agregar valor para o futuro profissional, além de uma postura capaz de diferenciar o estudante na construção da sua carreira.
Pensando em dar todo o suporte necessário para que o aluno alavanque sua carreira profissional, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) automatizou seu processo de gestão de carreiras por meio de um portal, que foi desenvolvido pela empresa de tecnologia Valorizza Desenvolvimento a partir do software low-code GeneXus, fornecido por sua distribuidora sulista BXT (Business Xtreme Technologies). “Escolhemos o GeneXus pela curva de aprendizado ser mais rápida e para fazer a evolução do produto sem depender de linguagens de programação”, acrescenta José Eduardo Tcharduk, CEO da Valorizza Desenvolvimento.
Anteriormente, a PUCRS mantinha um processo de gestão de carreiras descentralizado, com áreas que operavam separadas, porém tratando de assuntos semelhantes. O ponta pé para a unificação foi quando o setor de estágio descontinuou o seu software próprio em prol do módulo agente integrador do software de gestão de carreiras da Valorizza Desenvolvimento, cuja função é tratar dos trâmites de contratação de estagiários com empresas que intermediam as vagas com outras organizações.

Katia Almeida, coordenadora do PUCRS Carreiras
A partir do uso do módulo, a Universidade viu a oportunidade de integrar as áreas dedicadas a carreiras e adotar o portal da Valorizza Desenvolvimento como software único. “Chegamos a avaliar outra opção de portal, mas a ferramenta analisada não oferecia o módulo de estágio de forma estruturada. Então, ficamos seguros com a Valorizza. Ainda somos abordados por empresas que detém outras ferramentas no mercado, mas chegando na parte da operacionalização de estágios, os outros portais são menos confiáveis” aponta Katia Almeida, coordenadora do PUCRS Carreiras.
Hoje, o portal concentra todas as atividades dedicadas ao impulsionamento de carreiras dos talentos, sejam eles estudantes da PUCRS ou de outras instituições. “Qualquer aluno, de qualquer universidade, pode se cadastrar no portal PUCRS Carreiras, pois trabalhamos como agente integrador de estágios, o que beneficia a comunidade de empresas e os talentos do Estado”, explica Katia.
Além das vagas, entre os serviços disponibilizados no portal estão a consultoria de carreiras com psicólogos e as capacitações e oficinas para autoconhecimento, construção de currículos e preparações para entrevistas e processos seletivos, além da intermediação com professores para autorização e acompanhamento de estágios obrigatórios e não obrigatórios. “Temos um rol de possibilidades que são operacionalizadas a partir do portal. A agenda dos consultores, por exemplo, fica disponível no sistema para que o talento, em contato com nosso atendimento, possa escolher a opção de sua preferência”, explica Katia.
Já do ponto de vista das empresas, é possível publicar as vagas, que passam por um processo de análise para checagem de conformidade com os requisitos do PUCRS Carreiras. Atualmente, há mais de 150 oportunidades divulgadas no portal.
Outra frente que se ampliou à PUCRS a partir da utilização do portal foi a monetização de alguns de seus processos, como o de agente integrador, no qual as empresas têm a possibilidade de contratar a instituição para gerir todo seu processo de seleção. Organizações como Gerdau, PK Elevadores (ex- ThyssenKrupp), Lojas Renner e SAP, por exemplo, se utilizam desse serviço. “Ao abrir uma vaga, a equipe do PUCRS Carreiras faz a seleção dos perfis adequados à oportunidade. Finalizando esse processo, todo o contrato é realizado pelo portal”, comenta Katia.
Além do aumento significativo nas ofertas de emprego e crescimento da empregabilidade de seus alunos, assim como a redução de processos operacionais e a criação de novas fontes de receitas, o PUCRS Carreiras fortaleceu sua marca a partir da aproximação com o mercado, os alunos e a comunidade.
Até o momento, o portal já operacionalizou, desde março de 2019, quando houve a unificação dos serviços e a implementação da ferramenta, cerca de 15 mil contratos de estágios; 6,3 mil atendimentos de consultoria de carreira; 1,1 mil empresas conveniadas; 82 agentes integradores terceiros e 610 empresas atendidas com os serviços de agente de integração.
Além da PUCRS, mais 20 instituições de ensino utilizam o portal de carreiras da Valorizza Desenvolvimento. “Num país onde há 50% de evasão no ensino superior, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), é de suma importância que as instituições de ensino forneçam um alicerce para seus alunos continuarem os estudos por meio da empregabilidade e o portal de carreiras da Valorizza, suportado pela GeneXus, atua como um apoio para que as universidades desenvolvam essa aptidão”, finaliza Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil.