O Salesforce é utilizado no departamento comercial da Copastur, em todas as etapas de operação – desde a prospecção e identificação de leads até a gestão de clientes, passando pelo controle de envio de propostas, de acordos e de contratos. O principal problema da empresa era a necessidade de um sistema de gerenciamento para seu setor comercial que pudesse ser utilizado no dia a dia, otimizando os processos de trabalho.
“Com a entrada do modelo de controle de clientes na ISO 9001, em que todos os clientes são classificados e obrigatoriamente visitados, precisávamos de um sistema que suportasse essa demanda, e com o uso do Salesforce conseguimos obter um controle avalizado pela certificadora da qualidade”, explica Ricardo Szpigel, gerente comercial da Copastur.
A empresa começou a utilizar as soluções da Salesforce há cerca de quatro anos. Antes disso, a prospecção e captação de leads eram realizadas por meio de planilhas eletrônicas. O controle dessas operações era fragmentado e havia pouca transparência, situação que mudou com o Salesforce.
Agora, a Copastur consegue ver em tempo real todas as ações realizadas para os clientes, o que gerou ganhos de produtividade e controle de informações, especialmente de prospecção e gestão desses clientes. “Quando analisamos nosso crescimento anual, conseguimos entender todas as razões desses números, com uma visão exata do número de clientes novos e de contratos fechados, além da quantidade de acordos com fornecedores. Antes do Salesforce, isso simplesmente não existia”, diz Ricardo. “Para o futuro próximo, pretendemos utilizar essa tecnologia no nosso departamento de eventos”.