Por Roberto Regente Jr., vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe
O mundo tem observado uma explosão na quantidade de dados nas últimas décadas e as empresas lutam para se adaptar a tudo isso, com sistemas mais dinâmicos e simplificados que atendam às necessidades.
Estudos recentes apontam para uma média diária de 700 informações trocadas, ou seja, 500 e-mails, 5 faxes, 100 documentos, 50 imagens, 40 interações sociais, 10 contratos e 10 vídeos. Se multiplicarmos isso para 8 mil funcionários de uma empresa comum, chegaremos ao número impressionante de 1,9 bilhão de informações por ano.
Em paralelo, as pessoas e companhias utilizam cada vez mais dados móveis, com a troca de informações e arquivos pelo celular. Organizações internacionais de telefonia indicam que o tráfego de dados móveis deverá aumentar 13 vezes até 2017.
Diante deste cenário, é essencial que a área de Gestão da Informação Corporativa (ECM) simplifique os processos com base nas seguintes características:
• Reduzir a complexidade do trabalho;
• Minimizar os erros humanos em tarefas de rotina do trabalho;
• Permitir acesso mais fácil às informações para um público maior.
A sintonia dos CIOs com as outras áreas da empresa tornou-se crucial para a otimização dos processos tecnológicos. O processo de troca de informações entre as áreas e os sistemas faz toda diferença pela eficácia, integração de dados e valor agregado. As companhias que investem continuamente em TI e no gerenciamento de informação, consideradas ‘líderes digitais’, se destacam no mercado e lucram até 26% mais do que seus concorrentes, de acordo com Gapgemini Consulting e o MIT Center for Digital Business.
A melhor forma de fazer frente às essas transformações digitais é unir forças em prol de um “Digital First World” (Mundo Digital), em que a digitalização e maior oferta de dados estarão entre as principais bandeiras. Vários fatores estão envolvidos, impulsionando a transformação dos negócios em negócios digitais: força de trabalho em transformação; segurança e governança; pressão regulatória; novas tecnologias e clientes digitais.
O papel das novas tecnologias também adquire um peso muito grande, já que as organizações precisam fornecer acesso direto e irrestrito à informação. As novas tecnologias digitais capacitam os colaboradores de várias formas que antes eram improváveis.
Força de trabalho em mudança
Um ponto que merece destaque é a nova força de trabalho jovem que vai mudar as atitudes tradicionais das empresas com seus colaboradores, trabalho e local de trabalho. Mais da metade dos jovens dizem que não aceitam uma vaga profissional se não for permitido o uso de redes sociais. Isso demonstra que os líderes das organizações precisam se adaptar à nova realidade e criar políticas mais flexíveis que estejam em linha com o perfil de seus colaboradores.
As mudanças dentro da área de ECM são fundamentais para manter o ritmo de informações e sistemas, que contribuem diretamente para o sucesso dos negócios. A eficiência operacional é um dos fatores essenciais que trata da sobrevivência das empresas em um mercado de disputa constante.