O problema é que, uma vez detectadas, estas oportunidades necessitam também ser abarcadas pelos sistemas de oferta de produtos e serviços o que, na maioria dos casos, exige a imediata tomada de decisões em relação aos procedimentos táticos compatíveis com o atendimento da demanda em questão.
É diante desse desafio que a otimização dos processos de gestão das decisões do negócio começa a ser vista como um passo crucial se para se atingir o diferencial competitivo de uma empresa.
Do ponto de vista da TI, um dos pontos trazidos por esta questão é que as equipes de TI necessitam não só conhecer, descrever e mapear as regras do negócio, mas também dispor de sistemas capazes de modificar rapidamente estes modelos decisórios, à medida em que o ambiente externo também evolua, gerando-se assim uma ação sincronizada.
A boa notícia para o mercado é que já existem alternativas viáveis às soluções elitistas usadas até então, que foram dimensionadas para usuários com grandes equipes de especialistas de TI e sem restrições de mão de obra e orçamento.
Trata-se da tecnologia BRMS (Business Rules Management Systems, no acrônimo em inglês), um sistema que captura as lógicas de negócio e automatiza as regras ao através das aplicações, permitindo que as regras sejam representadas a partir de um simples e amigável formulário.
As novas plataformas de BRMS ajudam os usuários a criar, executar e gerenciar modelos de domada de decisão com máxima facilidade. Ao separar as decisões dos processos, o BRMS promove a redução de tempos requeridos e incrementa a eficiência. E isto especialmente quando surgem as necessidades de modificação nas regras de negócios em resposta às mudanças internas ou externas, tais como o aparecimento de ofertas de novos fornecedores, ameaças competitivas ou alterações em regulamentos setoriais ou de legislação.
Com isto, as pequenas e médias empresas podem entrar de vez para o mundo da automação de processos envolvendo atividades com as de negociação, atendimento personalizado, oferta inteligente de produtos (ou serviços), roteirização de carga, suprimento, atendimento, suporte local ou remoto, setup de produção, controle de qualidade, aferição de compliance e todos os demais procedimentos que exijam decisões em cascata.
Esta oferta acessível de sistemas BRMS é especialmente animadora para as empresas da América Latina, onde é indiscutível a predominância das PMEs e onde o controle de custos é uma das premissas básicas para a adoção de novas tecnologias.
Para os profissionais de desenvolvimento ou para os desenvolvedores independentes de aplicações de software (os ISVs, no jargão em inglês), o avanço do BRMS vem reforçar a necessidade de que eles busquem gastar menos tempo em suas atividade de estruturação e de software, dirigindo um esforço maior em conhecer o negócio de seus clientes e trabalhando em sintonia máxima com os homens de negócio.
Já para as empresas que buscam melhorias em seus processos de tomada de decisão, é bom ter em mente cinco vantagens em favor da adoção de um BRMS no sentido de se expandir a competitividade do negócio.
1 – Acompanhar o ritmo da mudança. A maioria dos negócios têm um backlog de alterações de TI solicitadas que podem levar meses ou até anos para serem entregues. Um BRMS ajuda a mudar a lógica do negócio de maneira 10 a 25 vezes mais rápida do que o desenvolvimento tradicional.
2 – Melhorar a eficiência e a produtividade. Um BRMS ajuda a automatizar as decisões recorrentes que são regidas por políticas e diretrizes, reduzindo significativamente a necessidade de processamento manual. Um BRMS pode ser usado para automatizar tarefas de tomada de decisão das funções estáveis de negócio, enquanto os recursos humanos se concentram em exceções de alto valor.
3 – Garantir a conformidade com a política e regulamentação. Com um BRMS, seus clientes podem captar a política e regulamentação na forma de regras de negócio, que são aplicadas automaticamente a cada transação. A política e a regulamentação permanecem transparentes, em vez de escondidas em um código de programação. E toda decisão automatizada em um BRMS fornece um registro de auditoria, mostrando exatamente quais regras foram disparadas e quando.
4 – Melhorar o atendimento ao cliente. Um BRMS ajuda a proporcionar um serviço mais responsivo aos clientes. Um BRMS pode ajudar a orientar os agentes nas melhores práticas de sua tarefa, seja ela de diagnóstico, venda incrementada (upsell) ou venda cruzada (cross-sell). Ou pode oferecer uma poderosa experiência de autosserviço, seja vendendo produtos complexos online ou automatizando o serviço de atendimento ao consumidor (SAC).
5 – Abrir novas oportunidades de ganhos. O crescimento dos negócios costuma estar limitado à disponibilidade de recursos humanos. Ao reduzir a dependência à estrutura de TI para o gerenciamento de mudanças, garantindo a orientação técnica e outras funções de tomada de decisão, o BRMS libera as equipes da empresa a concentrarem em processos de inovação.
A implementação de um BRMS ajuda as empresas a escolher entre milhões de decisões sem uma codificação pesada, utilizando, por exemplo, o Progress Corticom, que é um BRMS intuitivo.
Trata-se de um tipo de solução que propicia mudanças de regras de forma segura e habilita o usuário à rápida tomada de decisões complexas com acuracidade, reduzindo a escala das mudanças para questão de minutos e não mais de meses.