Abertas as inscrições para o programa de capacitação gratuito e presencial, que vai formar 10 mil programadores iniciantes, nos próximos 24 meses. Voltado para jovens e adultos sem experiência prévia na área de tecnologia da informação, com interesse em ingressar nas carreiras de desenvolvimento Front-end ou Back-end.
Nesta primeira etapa, serão ofertadas 5 mil vagas, em 12 estados e no Distrito Federal, com prioridade para estudantes da rede pública. Além da formação, os participantes contarão com apoio financeiro mensal durante o curso.
Para se candidatar ao Bolsa Futuro Digital, é necessário:
- Ter concluído o ensino médio (ou estar em vias de concluir, desde que complete 18 anos até o fim do curso);
- Ter estudado em escola pública ou, em caso de escola privada, com bolsa integral;
- Ter no mínimo 18 anos completos até a data de encerramento da formação;
- Ter acesso à internet para a realização das atividades complementares.
Não é necessário conhecimento prévio em programação, o que torna o programa uma porta de entrada inclusiva para novos talentos da tecnologia.
O treinamento tem duração total de 9 meses, divididos em duas fases: Fase de formação técnica (6 meses), Fase de residência tecnológica (3 meses)
O Bolsa Futuro Digital será implementado de forma presencial em 12 estados e no Distrito Federal. Cada local contará com polos físicos de aula, que podem ser consultados nos portais das entidades executoras. A escolha do polo é feita no momento da inscrição.
Haverá processo seletivo com duas etapas: Teste de raciocínio lógico e envio de vídeo demonstrando interesse e motivação para cursar a formação e/ou teste automático de Fit Cultural.
Mais informações e inscrições no site https://bfd.softexpe.org.br/