Compartilhe

O Programa Fellowship 2024 da ABES, em conjunto com o IEA/USP, está com inscrições abertas para doutorandos, pós-doutorandos e doutores de instituições acadêmicas nacionais ou internacionais. O objetivo é fomentar a produção de conhecimento para políticas públicas e inovação no Brasil, enfatizando a digitalização e a redução de desigualdades. As pesquisas podem abranger áreas tecnológicas, sociais, econômicas e de sustentabilidade, valorizando abordagens inter e transdisciplinares.

O programa é administrado pelo Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação da Abes, conhecido como Think Tank, que promoverá conexões entre os participantes e redes de pesquisa relacionadas. O IEA também facilitará a integração dos pesquisadores com grupos da USP. Serão disponibilizadas duas vagas por tema de pesquisa, podendo ser ampliadas pela Comissão de Seleção. “Nossa iniciativa busca integrar pesquisa acadêmica a desafios concretos, fortalecendo a intersecção entre academia, setor privado e governo para uma sociedade mais desenvolvida e inovadora, além de contribuir com o aprimoramento de políticas públicas”, destaca Jamile Sabatini Marques, Diretora do Think Tank. Mais de 20 pesquisadores estão atualmente no Think Tank, que comemorou um ano de atividade no início de 2024.

Temas de pesquisa e atividades

Os temas de pesquisa com vagas disponíveis incluem Inteligência Artificial, Plataformas Digitais, Governo Digital, Identidade Digital, Privacidade, Segurança Cibernética, entre outros. As inscrições são feitas via formulário online, e a seleção envolve análise de documentos, sendo facultado à Comissão de Seleção chamar os candidatos para entrevista. O Think Tank poderá solicitar os documentos originais para autenticação dos arquivos protocolados. As inscrições vão até 30 de dezembro de 2024,

Os selecionados deverão assinar um Termo de Responsabilidade eletronicamente, com atividades iniciando até dois dias após a assinatura. Além das pesquisas, espera-se participação em reuniões de Comitês e Grupos de Trabalho da ABES, presenciais ou online, relacionadas a seus temas. A carga horária mensal é de aproximadamente dez horas. O programa não prevê remuneração. Os participantes também devem completar dois treinamentos anuais 0 “Uma Empresa Ética sobre Compliance” e “LGPD Abes Academy” – totalizando seis horas, com direito a certificação. Os pesquisadores são convidados para serem palestrantes em eventos, para publicação de artigos na imprensa, publicação de livros, entre outras atividades.

acesso rápido

pt_BRPT