IBM Skillsbuild já treinou mais de 11,5 milhões de pessoas globalmente e apresenta novas trilhas de aprendizagem focadas em IA desde agosto
A IBM entende que o acesso ao conhecimento em tecnologia, especialmente no que se refere à inteligência artificial (IA), é crucial para a força de trabalho atualmente. Essa é a razão que fez a empresa se comprometer em treinar 30 milhões de pessoas até 2030, sendo parte desta meta capacitar 2 milhões de pessoas em conhecimentos de IA até 2026.
Este comprometimento público visa fechar a lacuna de habilidades em tecnologia e expandir o acesso à educação STEM para pessoas de vários níveis profissionais e com diferentes conhecimentos no tema, especialmente as que pertencem à comunidades subrepresentadas.
Podem se inscrever no programa estudantes do ensino médio, universitários, professores e pessoas com mais de 18 anos em busca de aquisição de novas habilidades. O IBM Skillsbuild oferece aos concluintes de trilhas selecionadas, credenciais digitais que facilitam a inserção no mercado de trabalho.
Desde que a meta foi anunciada, no final de 2021, mais de 11.5 milhões de pessoas já engajaram com os conteúdos gratuitos do programa IBM Skillsbuild, que está disponível em 20 idiomas, inclusive em português. São mais de mil cursos que abordam temas como IA, sustentabilidade, computação em nuvem, entre outras disciplinas técnicas e de habilidades, como Design Thinking.
Em agosto, faremos uma trilogía de lives/aulas com nossos especialistas em Inteligência Artificial, com o intuito de desmistificar conceitos, explorar aplicações reais e discutir o futuro da inteligência artificial e seu impacto em nossa vida diária. A primeira sessão será em 8 de agosto e para se inscrever, basta cadastrar-se no SkillsBuild através deste link e se matricular na página da trilogía.
“A lacuna de mão de obra técnica no Brasil em relação à IA é de 540 mil* pessoas, ou seja, existe um potencial enorme que a tecnologia pode trazer para a educação, desde que futuros profissionais sejam treinados. Essa iniciativa é parte do nosso compromisso com a sociedade frente ao futuro do trabalho”, afirma Flávia Freitas, líder de CSR para a IBM América Latina.
Além disso, o estudo IBM AI Adoption Index revela que, seguindo a tendência global, nas empresas da América Latina a maior barreira para a adoção de IA é a limitação de habilidades, conhecimento ou especialização em IA.
Para saber mais sobre as trilhas de aprendizagem, acesse o portal do programa.