Evento, que acontece nesta quarta-feira, 29/06, será gratuito, com tradução em Libras e marcará o lançamento da plataforma RH TECH

São Paulo, 28 de junho de 2022 – A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software promove amanhã, dia 29 de junho, às 8h30, o evento Desenvolvimento de Talentos para o Futuro do Trabalho, que contará com a presença de Paulo Alvim, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e demais especialistas, que debaterão as alternativas para evitar que o Brasil passe por um apagão de talentos e garantir que o país esteja sintonizado com as tendências do Futuro do Trabalho.

O mercado de TI cresce exponencialmente a cada ano:  o Brasil figura na décima posição neste ranking de investimentos, com US$ 45,7 bilhões aplicados e lidera na América Latina, conforme aponta o Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências – 2022, divulgado pela ABES e a IDC. Entretanto, existe um déficit de mão de obra capacitada na área, que deve perdurar alguns anos. “A formação de profissionais nas diferentes carreiras do setor de TIC não acompanhou essa evolução. Por isso, precisamos garantir alternativas, e a ABES, que segue firme em seu propósito de contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual, lançará a plataforma Desenvolvimento de Talentos, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento profissional. Nessa plataforma, disseminaremos os cursos dos nossos parceiros, faremos atualizações constantes sobre a empregabilidade em tecnologia e promoveremos discussões sobre gestão de carreiras, desenvolvimento de equipes, retenção de talentos, modelo de trabalho híbrido, entre outros temas”, declara Paulo Milliet Roque, presidente da ABES.

Os convidados para o webinar sobre o Desenvolvimento de Talentos para o Futuro do Trabalho são Paulo Alvim (Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações), Aline Cardoso (Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho na Prefeitura de São Paulo), Fábio Martinelli (Líder dos programas de Software e Cloud Computing na IDC), Alcely Barroso (Líder do comitê Futuro do Trabalho da ABES e sócia na Voe sem Asas), Tiago Yonamine (Sócio e fundador da Trampos e mentor de negócios), Silvia Bassi (Jornalista e Publisher do The Shift) e Paulo Milliet Roque (Presidente da ABES).

 

Serviço
Evento: Webinar Desenvolvimento de Talentos para o Futuro do Trabalho
Data: 29/06/2022, quarta-feira          
Hora: 08h30    
Inscrições no link

 

Sobre a ABES 

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação. 

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Com o objetivo de estimular a participação dos associados nos projetos da entidade e nos rumos da indústria brasileira de software e serviços, a ABES criou, em 1995, os Grupos de Trabalho (GT) que, desde 2013, passaram a usar a denominação de Comitês. Eles funcionam como fóruns para discussão de assuntos específicos relacionados ao setor, apresentação de propostas e planos de ações. O funcionamento dos comitês e GTs são orientados por um regimento interno estabelecido pela associação, que define as melhores práticas: funcionamento, forma de atuação, resultados e relatórios. No dia a dia, os comitês e GTs devem manter um constante canal de comunicação entre o quadro associativo, o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. Qualquer empresa associada pode participar dos Comitês, com abertura para entidades externas que sejam convidadas pelos associados.        

Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa: 

ABES 

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com  

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

acesso rápido

pt_BRPT