No contexto do Mês da Mulher, a ABES convidou executivas que estão em posições de liderança em empresas no setor de Tecnologia da Informação para compartilharem suas experiências e reflexões sobre a importância da data e o papel das mulheres na área. Três profissionais de destaque dividiram suas histórias e visões para o futuro.
Liderança e a força de questionar o status quo
Com uma visão voltada para a construção de oportunidades, Edenize Maron, diretora-presidente da Rimini Street para América Latina, enfatiza o papel da liderança em fomentar mudanças. “Minha principal mensagem é: confie no seu potencial e não se limite ao que o mercado impõe. Aumente seus conhecimentos, especialize-se, construa uma rede de apoio e, acima de tudo, não tenha medo de desafiar o status quo. Grandes transformações acontecem quando questionamos modelos antigos e propomos novas soluções”, afirma. Ela acredita que o Brasil tem um talento natural para a diversidade, o que pode ser uma alavanca poderosa para impulsionar transformações necessárias na ocupação de posições de liderança por mulheres.
Gratidão e esperança por um futuro sem viéses
Rose Ramos, CEO da Match IT, vê o 8 de março como um dia de reflexão e gratidão. “Dia 8 de março pra mim é dia de lembrar com carinho e agradecer a tantas mulheres guerreiras que me formaram e formam com seus exemplos de vida, a cada dia”, destaca. Para Rose, é fundamental que o futuro seja mais inclusivo, onde possibilidades não sejam limitadas por gênero ou viéses. Celebrar as líderes que abrem caminhos é uma das maneiras de alcançar essa mudança.
Educação e inclusão para o futuro
Flavia Brito, CEO da Bidweb e Conselheira da ABES, reforça que o Dia Internacional da Mulher é um marco para reconhecer conquistas e a luta pela equidade. ” Quero um futuro em que a presença feminina na tecnologia e em cargos de liderança seja a norma, não a exceção. Onde as mulheres estejam no centro da inovação, construindo o futuro digital com sua visão e talento. Para isso, é essencial investir em educação, criar políticas de inclusão eficazes e eliminar as barreiras estruturais que ainda limitam nosso crescimento”, ressalta. No compromisso de sua empresa, a Bidweb, Flavia busca garantir que a diversidade e a inclusão sejam pilares sólidos para o crescimento do setor tecnológico.
Essas líderes compartilham uma visão comum: criar um ambiente onde as mulheres tenham voz e oportunidades reais. As histórias e reflexões dessas executivas são um poderoso lembrete do impacto que a liderança feminina pode ter na construção de um futuro mais justo e inovador no setor de TI.