Com 3 mil tags cobrindo 50% de uma loja de 2.000 metros quadrados em Aparecida de Goiânia, rede Supermercados Brasil otimiza a gestão dos preços exibidos nas gôndolas e planeja expandir tecnologia para outras seis unidades
A rede Supermercados Brasil, com sete lojas distribuídas por quatro municípios de Goiás, recorreu à tecnologia para fortalecer seus diferenciais competitivos frente à concorrência. Diante da alta frequência de promoções de outros supermercadistas da região, além da necessidade de combater ineficiências e rentabilizar as operações, a varejista implementou 3 mil etiquetas eletrônicas (ou ESLs, Electronic Shelf Labels) na unidade de Aparecida de Goiânia, a 19 quilômetros de Goiânia.
O objetivo era testar a efetividade da solução diante da circulação constante de 8.700 unidades de produto (SKUs) entre as gôndolas e a área de estoque da loja, cuja área total chega a aproximadamente 2 mil metros quadrados. Mesmo cobrindo uma parte da unidade (cerca de 50% dos itens à disposição dos consumidores) e ainda sem abranger seções como bebidas, açougue e eletrodomésticos, os resultados observados desde a instalação da tecnologia, no primeiro trimestre de 2024, foram bem animadores.
Com o apoio da Seal Sistemas, integradora de tecnologias avançadas para a cadeia de suprimentos e responsável pelo desenvolvimento e a implementação do projeto, a loja da Supermercados Brasil registrou uma redução de até 90% no tempo necessário para trocar os preços nas gôndolas. Essa nova realidade foi fundamental para evitar a venda de produtos a valores defasados e para liberar os funcionários a outras funções mais estratégicas – fatores que contribuíram para ampliar a receita da unidade e reduzir custos operacionais.
Se antes cerca de 10% dos 110 colaboradores da loja eram mobilizados a cada semana para efetuarem as trocas manuais dos preços, quando todas as etiquetas das gôndolas eram impressas, atualmente apenas um funcionário é designado para acessar o sistema que gerencia as etiquetas eletrônicas. Com esse avanço, os valores exibidos nas ESLs são atualizados instantaneamente e ao mesmo tempo para todos os produtos abrangidos.
A tecnologia também ajudou a rede varejista a ampliar o nível de automação da loja e a melhorar a sua estética visual, com gôndolas mais limpas e informativas – elementos que foram percebidos pelos clientes. Outros diferenciais envolvem o apoio ao combate à ruptura de gôndola e a economia de papel.
“As etiquetas eletrônicas foram rapidamente integradas à infraestrutura conectada e ao sistema de gestão que já utilizávamos antes na loja, o que foi fundamental para adaptar o uso da tecnologia à nossa rotina operacional. Diante das melhorias já observadas, estamos nos preparando para os próximos passos, incluindo aplicar a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade) às ESLs para permitir a interação com smartphones”, diz Fernando Lopes, Diretor da Supermercados Brasil.
“Também está nos planos expandir a implementação das tags para as outras seis lojas da rede até 2025”, complementa o executivo, fazendo referência às demais unidades localizadas em Goiânia, Goianésia e Niquelândia.
“As etiquetas eletrônicas e suas já conhecidas inovações materializam o acesso cada vez mais amplo à alta tecnologia por varejistas de diferentes portes e regiões do País. O projeto na rede Supermercados Brasil demonstra o nosso compromisso em democratizar a adoção de soluções avançadas que vão além das melhorias na gestão de preços, pois também proporcionam uma visão omnichannel e ampliam a interatividade entre lojistas e consumidores, estimulando a fidelização”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.