Empresa adotou Microsoft Dynamics 365, Azure, Power Platform e o Microsoft Customer Insights para acompanhar as mudanças de hábitos dos clientes

O Campari Group conta com uma longa tradição de inovação e está investindo ainda mais para crescer em sua jornada digital, se preparando para enfrentar os desafios de aumentar seu portfólio de marcas, resistir a todas as flutuações do mercado e acompanhar os hábitos dos consumidores.  

A companhia implementou ferramentas da Microsoft, como o Microsoft Dynamics 365 e o Microsoft Customer Insights, que os ajudou a promover uma cultura corporativa focada em agilidade, consistência, inovação, com decisões apoiadas por dados e que geram confiança nos clientes e parceiros.  

“Queremos promover uma experiência que vá além do gosto e do sabor. Os momentos que construímos com os consumidores – seja em casa, em restaurantes e bares, ou virtualmente – são momentos que fazem que as pessoas se conectem com nossas marcas. Fazer isso em uma escala global de forma equilibrada, enquanto aprendemos com o crescimento da companhia,”, diz Chad Niemuth, Vice-Presidente Global de Tecnologias da Informação no Campari Group.

Nos últimos 20 anos, o Grupo Campari dobrou de tamanho, ultrapassando a marca de 2 bilhões de dólares de receita no ano de 2021, se tornando o sexto maior fornecedor de bebidas alcóolicas premium, são mais de 50 em seu portfólio, além de mais de 4000 colaboradores. A empresa é líder do setor de bebidas em 22 regiões geográficas diferentes. 

Assim como cada bartender descobre as preferências de seus clientes antes de servir um coquetel, a Campari quer descobrir as preferências de seus clientes para oferecer momentos de prazer e conexão a cada interação com suas marcas.  

“Queremos tornar as experiências dos consumidores com nossas bebidas em um momento único com ajuda da tecnologia, fazendo a jornada dos consumidores tão instigante quanto as bebidas que eles acabaram de tomar” explica Chad Niemuth, Vice-Presidente Global de Tecnologias da Informação no Campari Group.  

Para isso, a empresa adotou o Microsoft Dynamics 365 Marketing para CRM, Microsoft Dynamics 365 Customer Insights como sua Plataforma de Dados do Cliente (CDP), o Azure para aumentar a capacidade do seu banco de dados e Power Platform para criar aplicações front-end e back-end. 

Martina Navarra, Gerente Global de CRM no Campari Group, acrescenta: “Regiões pouco desenvolvidas ou com orçamentos limitados podem ativar uma campanha com pouco ou nenhum investimento, ou alavancando as que são planejadas globalmente”.  

A equipe de marketing do Campari Group está aumentando a profundidade, amplitude, qualidade e valor de seu banco de dados sobre seus consumidores, cultivando relações de consumo mais valiosas e duradouras. No início deste ano, a equipe Global Marketing Capabilities & IT dobrou de número de colaboradores para criar soluções focadas em dados.  

“Nossa empresa vê o que os dados podem fazer em termos de ativação, insights e personalização”, compartilha Liam Barnes, Diretor Global de TI de Tecnologias de Marketing no Campari Group. “Contamos com muitos estímulos e ótimo investimento. Se um cliente quiser fazer a gestão de um evento assinado pelo Campari Group, conseguimos habilitar e fornecer as melhores ferramentas para a promoção de eventos, seja virtual ou presencialmente, com a tecnologia de aplicativos.”  

Durante os eventos promovidos pela marca, os “Camparistas” conversam com os visitantes para entender as preferências dos consumidores, muitas vezes obtendo dados mais detalhados e exclusivos. Com tablets equipados com um aplicativo construído com o Power Apps, eles coletam dados enquanto os eventos acontecem. Dependendo das respostas dos consumidores, o Customer Insights já gera soluções e scripts personalizados.  

Navarra afirma, “A capacidade da plataforma de ser flexível e, ao mesmo tempo, personalizável em permitir adicionar seções e categorias ajuda muito, tornando mais fácil identificar alvos e criar soluções customizadas”.

Celebrando uma revolução cultural

“Criamos uma grande mudança na cultura da empresa ao mostrar o quê os dados podem fazer”, compartilha Barnes. “Não estamos apenas gerenciando a plataforma para atender às necessidades dos países e das nossas marcas, estamos acelerando a visibilidade da percepção do consumidor e da inteligência comercial”, destaca Niemuth.  “O trabalho árduo vale a pena, estamos começando a experimentar resultados mensuráveis com a Plataforma Microsoft. Conseguimos ver o impacto das campanhas e das jornadas mais personalizadas em tempo real, alimentadas por perfis de clientes com mais informações no Customer Insights. Isso tem levado a pontuações mais altas de engajamento.”  

O Campari Group está usando o Power BI para preencher lacunas de visualização, para impulsionar a captura de informações e, por sua vez, para usar insights de dados adicionais para informar estratégias de campanha. A empresa acredita que poderá assumir maiores riscos e aprender estratégias eficazes rapidamente, possibilitando às marcas uma forma mais rápida de conquistar o mercado.

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