Compartilhe

Com o avanço dos riscos e crimes cibernéticos, a preocupação com a segurança digital tem assumido relevância estratégica para as organizações em todo o mundo. No Brasil, essa realidade não é diferente. Em resposta a essa crescente demanda, a BSA | The Software Alliance, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), lança a versão em português de um guia essencial que visa orientar membros de conselhos e executivos na gestão dos riscos de cibersegurança.

Antonio Eduardo Mendes Da Silva (Pitanga), Country Manager Brazil da BSA I The Software Alliance, destaca a importância deste lançamento: “Com o avanço dos riscos e crimes cibernéticos, a preocupação com a segurança tem assumido relevância estratégica para as organizações. Diante disso, as responsabilidades de cibersegurança não se limitam a um CIO, CISO ou à equipe de TI. Os membros do conselho e os executivos C-levels precisam se envolver no tema, determinar as prioridades e entender o provável impacto de um potencial incidente cibernético na saúde e nos resultados financeiros da empresa. Por isso, a BSA a apresenta este guia para ajudar no gerenciamento dos riscos de cibersegurança para membros do conselho e executivos e disponibiliza esse material relevante no mercado brasileiro com apoio da ABES”.

Cibersegurança: a necessidade de envolvimento dos principais executivos 

Andriei Gutierrez, Vice-presidente da ABES, também ressalta a importância da iniciativa em um contexto mais amplo de transformação digital. “Com a transformação digital, é de grande relevância que a alta direção das organizações expanda os horizontes do que entendem por governança. Temas relevantes como cibersegurança, privacidade e adoção responsável da IA devem cada vez mais ser explorados e apropriados por conselhos e diretorias. A boa governança do Século XXI será inevitavelmente cada vez mais digital. E é com muito orgulho que a ABES traz essa relevante contribuição para a cibersegurança na governança das organizações brasileiras”.

Esse lançamento ressalta uma mudança de paradigma na segurança corporativa: a cibersegurança não é mais um tema restrito às equipes de TI. Os executivos, conselheiros e líderes empresariais são agora parte integrante da linha de frente na defesa contra ameaças digitais. A responsabilidade por decisões estratégicas relacionadas à segurança digital deve ser compartilhada por todos, garantindo assim que a organização esteja preparada para enfrentar os desafios do mundo moderno. A era da cibersegurança como uma responsabilidade isolada terminou. Agora, mais do que nunca, é fundamental que a alta direção esteja preparada e engajada na defesa contra os riscos digitais.

Para download gratuito do guia, acesse: https://abes.com.br/guia-ciberseguranca-para-executivos/

acesso rápido

pt_BRPT