Pioneira e inédita, ferramenta mede hábitos e recomenda ações voltadas para a sustentabilidade das empresas
Atenta às discussões sobre meio ambiente e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança na sigla em inglês), a ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software busca contribuir para o aprimoramento da gestão das empresas oferecendo, de forma gratuita, o Diagnóstico de Sustentabilidade . Pioneira e inédita, a ferramenta efetua a análise do desempenho de gestão sob a ótica da sustentabilidade e dos conceitos ESG, buscando entender o estado da responsabilidade social e sustentabilidade das empresas de qualquer setor, associadas à ABES ou não.
De acordo com Rodolfo Fücher, presidente da ABES, as empresas têm objetivos de longo prazo no que diz respeito ao seu crescimento, à geração de empregos e à lucratividade. Contudo, sua missão precisa ir além disso. “As empresas têm um papel a desempenhar na sociedade e podem agir a favor da preservação do meio ambiente, da redução da desigualdade, valorização da diversidade e na solução de problemas sociais. Por isso, lançamos a ferramenta para aumentar a adesão das organizações a um modelo de gestão que seja indutor de desenvolvimento sustentável, guiado pelas boas práticas e políticas de ESG (environmental, social and governance)”, declara.
O Diagnóstico de Sustentabilidade ABES foi elaborado em parceria com a Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, e a ferramenta está sustentada em referenciais reconhecidos nacional e internacionalmente implantados por instituições como IBGC, Ethos, Pacto Global e GRI e orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o alcance da Agenda2030 das Nações Unidas. As empresas interessadas em realizar o diagnóstico podem fazê-lo por meio deste link. Os dados coletados são tratados seguindo as premissas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a ABES envia a cada participante uma análise do desempenho de sua empresa, bem como a indicação de ações para os próximos passos visando melhorias na gestão com foco em ESG.
ESG no foco da ABES
Com o objetivo assegurar um ambiente de negócios ético e sustentável, além de inovador, dinâmico e competitivo globalmente, e mediante o propósito de construir um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento, a ABES tem criado uma série de iniciativas a fim de contribuir com o desenvolvimento das empresas do setor tecnológico facilitando a implantação de ESG (Environment, Social e Governance; em português: Meio ambiente, Social e Governança).
A ABES segue seu compromisso com a mobilização pela redução da desigualdade , atingindo 8 dos 17 ODS. A iniciativa tem o objetivo de apoiar ações de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso, reinserindo os materiais na cadeia produtiva através da engenharia reversa. Além de conscientizar empresários e colaboradores sobre o descarte correto de seus equipamentos e atender a Legislação Ambiental e segurança de TI, o que gera impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Em relação a governança, a ABES ajuda as empresas a implementarem seus próprios programas de compliance. Para isso desenvolveu a iniciativa Uma Empresa Ética – projeto que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas interessadas em adotar um Programa de Integridade que, além de promover a cultura da ética nas corporações, permita a mitigação das penalidades trazidas pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e atenda aos requisitos das demais legislações aplicáveis. Ao oferecer gratuitamente às empresas associadas e entidades parceiras, três serviços que compõem os principais pilares de um Programa de Integridade efetivo – um modelo de Código de Ética e Conduta, treinamentos periódicos direcionados aos colaboradores das empresas e um canal de denúncias independente – a associação incentiva o mercado a seguir o caminho da ética e da integridade.
Comprometida em sua missão de fortalecer a Indústria Brasileira de Software e Serviços (IBSS) e de promover o desenvolvimento das empresas do setor, a ABES oferece às empresas de tecnologia o Guia de Fomento , documento no qual mantém catalogadas, atualizadas e facilmente acessíveis a quem tenha interesse, associados ou não, todas as informações sobre as opções de fomento à inovação e fontes de recursos, sejam públicas ou privadas. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de aprimoramento da gestão tech para um futuro sustentável, orientada pelos princípios de ESG. Por isso, compartilhamos ao máximo informações, a fim de promover um equilíbrio no mercado tecnológico brasileiro”, conclui Fücher.
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R﹩ 80 bilhões em 2020.
Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas. Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance). Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance).