No próximo dia 28 de novembro, a ABES promoverá um novo treinamento do seu Programa de Ética e Integridade. O evento, agendado para ocorrer das 10h às 12h, será liderado por Carolina Marzano, Chief Compliance Officer da associação, e tem como objetivo reforçar as diretrizes éticas que são a base da entidade. Destinado a diretores, conselheiros, colaboradores, coordenadores de comitês e grupos de trabalho, o treinamento visa consolidar a cultura de transparência e integridade que a ABES defende desde a sua fundação.
Carolina Marzano destaca que a ABES foi pioneira na implementação de um Programa de Compliance no setor. “A ética e a integridade sempre foram pilares fundamentais para nós. Todos os anos, realizamos esse treinamento para assegurar que nossos colaboradores e demais stakeholders estejam munidos das informações e diretrizes necessárias para combater a corrupção e promover um ambiente de concorrência leal”, afirma Marzano. A entidade dispõe de um canal de denúncias anônimo, que permite a qualquer pessoa comunicar suspeitas de desvios de conduta, um Código de Ética e Conduta e uma Política de Interação com Agentes Públicos. Essa ferramenta fortalece o ambiente de integridade, oferecendo um recurso confiável para a comunicação de ações antiéticas.
Integridade Empresarial
O compromisso da ABES com a transparência vai além de suas políticas internas. A ABES é a primeira representante do setor de tecnologia a aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da Controladoria-Geral da União (CGU). Com 222 empresas signatárias, o pacto é uma iniciativa que busca expandir práticas de ética e compliance no setor privado brasileiro. Ao assumir a condição de apoiadora institucional, a ABES estende seu compromisso de integridade a todas as associadas, fomentando padrões elevados de compliance no setor de tecnologia.
Complementando seus esforços, a ABES desenvolveu o programa “Uma Empresa Ética”, que encoraja associadas a desenvolverem suas políticas de integridade e compliance. Este programa conta com a parceria da ABIMDE, que fortaleceu ainda mais essa iniciativa, levando a compliance a mais de 200 empresas do setor de Defesa e Segurança.
Ao reforçar a importância de uma gestão baseada em padrões éticos e transparentes, a ABES continua a liderar pelo exemplo, incentivando outras organizações a adotarem práticas que inibem a corrupção e promovem a concorrência justa. Com seu treinamento estratégico e programas inovadores, a ABES consolida seu papel como fomentadora da integridade empresarial no Brasil.