Programação conta com orientações sobre ética, boas práticas de combate à corrupção e valorização da integridade e da concorrência leal e será ministrado por Carolina Marzano, Compliance Officer da ABES e especialista em compliance e propriedade intelectual

São Paulo, 10 de maio de 2022 — O Programa Uma Empresa Ética segue comprometido em proporcionar cada vez mais conteúdo e serviços para as entidades participantes uma vez que atua com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, e celebra o engajamento das empresas associadas e dos seus colaboradores no Treinamento sobre Compliance do Programa Uma Empresa Ética. A segunda turma de 2022 do curso, que será aplicado aos colaboradores das empresas associadas da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), acontece em 17 de maio das 10h às 12h.  

O Treinamento online sobre Compliance dá orientações sobre as boas práticas de combate à corrupção, valorização da integridade, da concorrência leal e de um ambiente saudável nas empresas. “Trata-se de uma iniciativa que oferece gratuitamente às empresas os meios para que iniciem a implantação dos três pilares essenciais de  um programa de integridade e conformidade ao arcabouço legal: um modelo de código de ética e conduta; treinamento de compliance aos colaboradores; e a adoção de um canal de denúncias independente”, detalha Carolina Marzano, Compliance Officer da ABES e especialista em compliance e propriedade intelectual. 

Além deste treinamento, as empresas associadas da ABES e da ABIMDE podem obter o Certificado Uma Empresa Ética, que é conferido às companhias que aderirem oficialmente ao programa e promoverem todos os três pilares. O certificado tem validade de 12 meses, contados a partir da data de emissão do documento, quando a associada precisará comprovar que os pilares estão sendo respeitados e fazem parte do dia a dia da empresa. 

Lançado em 2018 pela ABES, o Programa Uma Empresa Ética é direcionado às empresas associadas das entidades participantes e visa ajudar na construção de um ambiente de negócios no Brasil propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente. Até o momento, 375 colaboradores de entidades participantes do programa foram treinadas. As entidades que participam do Programa Uma Empresa Ética acreditam que a eliminação da corrupção, do assédio e do desrespeito deve ser uma prioridade, estimulando o comprometimento de empresas e órgãos governamentais na adoção de medidas preventivas de combate aos atos ilícitos. 

“Seguimos o propósito de estimular as empresas a adotarem de modo formal os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, sejam estes internos ou externos, bem como aprimorarem o padrão de comportamento no relacionamento com os clientes e com o mercado como um todo e, ainda, criarem normas formais para implementar estes padrões, atendendo a legislação brasileira anticorrupção e demais legislações vigentes, além das melhores práticas internacionais”, declara Paulo Milliet Roque, presidente da ABES. 

As inscrições para o treinamento podem ser realizadas na página do evento, e são exclusivas para gestores e colaboradores de empresas associadas à ABES e/ou ABIMDE.

Sobre a ABES           

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

A entidade também promove a integridade ética entre seus associados por meio do programa Uma Empresa Ética, que incentiva e oferece gratuitamente às associadas os meios para implantar os três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética; treinamento de compliance aos colaboradores e a adoção de um canal de denúncias independente. Para saber mais acesse o site oficial. 

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.         

Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.

ABES – Contatos para a imprensa:  

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

Paula Boracini – +55 (11) 98415-0314

Carol Herling – +55 (11) 99553-7756

 

acesso rápido

pt_BRPT