Na manhã de quarta-feira, 26 de junho, um decreto presidencial assinado pelo presidente Lula nomeou 20 novos conselheiros para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão. O mandato dos recém-designados membros está previsto para encerrar em 3 de maio de 2025. Entre os novos integrantes está Rodolfo Fücher, presidente do Conselho da ABES, que celebrou a oportunidade de contribuir oficialmente com o órgão, já que ele participava da Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital (CTITD) como convidado. “Estou muito feliz por participar do famoso Conselhão representando a ABES. Quero realmente contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, para ajudar a construir um Brasil mais digital e menos desigual, que é o nosso principal objetivo dentro da associação”, destacou..
Já na quinta-feira, 27 de junho, Rodolfo Fücher compareceu à cerimônia de posse dos novos conselheiros durante a 3ª Reunião Plenária do colegiado. O evento, que teve início às 9 horas no Palácio do Itamaraty, contou com a presença do presidente Lula e de diversos ministros de Estado. A sessão não foi apenas uma formalidade de posse, mas também um espaço para debater os rumos do país e apresentar propostas concretas ao Governo Federal.
Laércio Cosentino, presidente da TOTVS, entregou um documento ao presidente sobre o trabalho das comissões temáticas do Conselho. Cosentino enfatizou a relevância do Plano Brasil Digital 2030+, um projeto estratégico entregue em uma reunião anterior, ressaltando a importância de uma agenda digital robusta para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país. O plano é estruturado em seis pilares fundamentais: Infraestrutura Digital, Tecnologias Estratégicas, Pesquisa e Inovação, Educação Digital, Inclusão Social Digital e Ambiente de Negócios. Com 27 ações estratégicas, o objetivo deste plano é posicionar o Brasil como líder global em transformação digital.
A cerimônia evidenciou a relevância do CDESS como um fórum relevante para o diálogo entre diversos setores da sociedade e o governo, visando construir políticas públicas sustentáveis, que impulsionem o crescimento e a redução das desigualdades.