Escolha uma Página
Compartilhe

A ABES esteve presente na recente reunião pública da ICANN (The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), realizada em Istambul, Turquia, entre os dias 9 a 14 de novembro de 2024. Com a presença de cerca de 2.000 representantes de 144 países, o evento focou na governança e no futuro da Internet, destacando o potencial colaborativo em avanços tecnológicos globais. Representada por Paulo Milliet Roque, presidente, e Vanda Scartezini, diretora, a ABES participou das discussões que visam garantir uma internet segura e inclusiva. Uma das novidades anunciadas durante a 81ª reunião da ICANN é que, a partir de 2026, empresas poderão registrar novos domínios de primeiro nível (gTLDs), como “suaempresa”. Essa inovação promete fortalecer as marcas e aprimorar a segurança digital no cenário atual.

Além disso, a ABES está em processo de estabelecer um acordo com a ICANN que visa apoiar suas associadas no combate ao abuso de DNS, um desafio global que inclui práticas maliciosas como phishing e disseminação de malware. Este acordo é uma prova do compromisso da ABES em promover um ambiente digital seguro e confiável.

Um destaque especial do evento foi a atuação de Vanda Scartezini na coordenação do DNS Women, uma iniciativa dedicada a ampliar a participação feminina na ICANN. Durante a reunião em Istambul, a sessão do DNS Women explorou o modelo multistakeholder, oferecendo uma análise sob a perspectiva de mulheres da região Ásia-Pacífico, reiterando a importância da inclusão de vozes diversas nas discussões sobre o futuro da Internet.

“A participação ativa da ABES não só reafirma sua relevância no cenário internacional, mas também demonstra seu contínuo compromisso em fomentar a governança, segurança e inovação no setor de TI”, finaliza Paulo Milliet Roque.

acesso rápido

pt_BRPT