Compartilhe

Durante a live “Contratação de jovens aprendizes: desafios e boas práticas,” realizada pela ABES hoje (19/09), foi lançada uma cartilha orientativa voltada para o tema. O material, que está disponível para download gratuito, tem como objetivo auxiliar as empresas a navegarem pela legislação que promove inclusão social e desenvolvimento de novos talentos.

A cartilha “Boas práticas para a contração de jovens aprendizes em TIC” aborda uma série de tópicos importantes, incluindo o impacto da Lei da Aprendizagem, uma análise do cenário atual, e dicas práticas e relatos de experiências bem-sucedidas na implementação de programas de aprendizagem. A Lei da Aprendizagem, formalmente conhecida como Lei 10.097/2000, regula o trabalho de jovens entre 14 e 24 anos em regime especial, proporcionando não apenas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, mas também formação técnica na área em que atuam.

O evento reuniu um grupo diverso e experiente de profissionais para compartilhar suas vivências e boas práticas. Entre os participantes estavam: para compartilhar suas vivências e boas práticas:
Ana Claudia Moro, Advogada especialista em Direito do Trabalho Empresarial e consultora jurídica da ABES; Bianca Costriuba de Maria, Responsável por Cultura e Clima na 1Doc; Carla Francischette,
Analista de Monitoramento e Operações na United Way Brasil; Cláudia Meirelles, Head de RH na Itaúsa e Conselheira; Luciano Máximo, Gerente Sênior de Programas da AWS e Líder do Comitê da ABES sobre Futuro do Trabalho; Luiza Antunes Alves, Responsável por Recrutamento e Seleção na 1Doc; Tais Alemar, Coordeno de Inclusão Produtiva e Novos Negócios na Despertar; e Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES.

A advogada Ana Claudia Moro discutiu os aspectos legais da Lei da Aprendizagem, ressaltando como a legislação é um marco para a inserção de jovens no mercado profissional de forma adequada e protegida. Claudia Meirelles, Luiza Antunes Alves e Bianca Costriuba de Maria contaram sobre a integração de jovens aprendizes nas empresas nas quais trabalham, enquanto Taís Alemar e Carla Francichette explicaram como contribuem para o processo enquanto entidades formadoras de jovens. A moderação da live foi muito bem conduzida por Luciano Máximo.

O evento e a cartilha lançada não só promovem a adoção da Lei da Aprendizagem, mas também encorajam empresas a investirem no desenvolvimento de jovens talentos, contribuindo para a construção de um mercado de trabalho mais inclusivo e qualificado. Empresários e gestores interessados podem acessar e baixar a cartilha neste link, contribuindo assim para a formação de uma nova geração de profissionais bem preparados e integrados ao mundo do trabalho.

Para assistir a live na íntegra, acesse aqui.

Para download da cartilha, clique aqui.

acesso rápido

pt_BRPT