No dia 15 de agosto de 2024, o InovaUSP foi o palco do lançamento do Observatório de Transformação Digital do Estado de São Paulo, uma colaboração entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Frente Parlamentar Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Este projeto visa acelerar a transformação digital nos municípios paulistas, promovendo a inclusão digital, social e econômica dos cidadãos em um cenário de tecnologias emergentes.
O evento reuniu representantes de diversos municípios, além de instituições parceiras de peso. Entre elas, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, que terá um papel fundamental na transformação digital das empresas de software dos municípios e comunidades, ao lado de outras entidades importantes.
A ABES se une a instituições como a Casa Civil do Estado de São Paulo (Fraide Sales) e a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, que irá conectar empresas de segurança eletrônica e tecnologia para apoiar a transformação digital municipal. Há também a participação do movimento “Ona Favela Tech,” que focará em mobilizar e engajar 36 comunidades, propondo soluções adaptadas às suas realidades.
Outras instituições parceiras incluem a Rede Nacional de Consórcios Municipais, que engajará os municípios nas ações de transformação digital, e o Instituto de Tecnologias Exponenciais (Itex), que gerenciará o programa Caninos Loucos, especializado em plataformas de hardware aberto para diversas aplicações tecnológicas. O Fórum Brasileiro de Internet das Coisas também desempenhará um papel relevante, mobilizando entidades para definir boas práticas e padrões no uso de dispositivos IoT. Finalmente, os Parques Tecnológicos apoiarão o engajamento e a entrega de soluções digitais aos municípios e comunidades.
A parceria entre a USP e a Frente Parlamentar Paulista de CTI, num momento em que a transformação digital é uma prioridade nas políticas públicas, ressalta a importância de esforços conjuntos entre diferentes setores para criar soluções que impactem toda a sociedade. A participação do InovaUSP reforça o compromisso da universidade com o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. “Transformar o conhecimento em qualidade de vida para a população é o que chamamos de inovação”, ressaltou o diretor do Inova USP, professor Marcelo Zuffo.
Primeira Ação do Observatório
O trabalho do Observatório já começou, com uma reunião promovida pelo InovaUSP que contou com a presença de representantes de mais de 20 cidades e três Consórcios Intermunicipais. Nesta reunião, foram apresentados os objetivos da iniciativa e recebidas diversas contribuições, especialmente de cidades que ainda enfrentam dificuldades na implantação de tecnologia e conexão.
Entre as principais demandas estão as áreas de saúde, educação e segurança. Os grupos de trabalho do Observatório irão considerar as diversas realidades de cada município, Região Metropolitana e Consórcios Intermunicipais, a fim de criar soluções personalizadas e eficazes.