Associação passa a integrar um grupo de mais 1,3 mil corporações que fazem parte do Pacto Global, consolidando a sua atuação na promoção de boas práticas corporativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software anuncia sua adesão à Rede Brasil do Pacto Global, ligada ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e que tem como meta mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de boas práticas corporativas. O objetivo da ABES, com a adesão à Rede Brasil, é mobilizar seus associados e a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Criada em 2003, a Rede Brasil responde à sede do Pacto Global, em Nova York, e preside o Conselho das Redes Locais na América Latina. Os projetos conduzidos no país são desenvolvidos por meio das Plataformas de Ação (Ação pela Água, Ação pelo Agro Sustentável, Ação pelos Direitos Humanos, Ação pelo Clima, Ação contra a Corrupção, Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – e Ação para Comunicar e Engajar) e dos Programas Internacionais. Atualmente estão em andamento cerca de 40 iniciativas, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais.

O ingresso da ABES na Rede Brasil valida a promoção de iniciativas que visam promover as melhores práticas de ESG, alinhadas às ODS, diante dos seus associados e mercado em geral. No último ano, a entidade evitou o impacto de 47 toneladas de gases de efeito estufa e 296 kg de metais tóxicos ao meio ambiente por meio da reciclagem adequada de 25 toneladas de equipamentos obsoletos de TIC. Trata-se do resultado da mobilização pela redução da desigualdade promovida pela ABES em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com o apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão sociodigital por meio de recursos obtidos através da reciclagem de equipamentos. Cada tonelada reciclada tem o potencial de impactar 600 pessoas.

Outra importante iniciativa liderada pela ABES é Uma Empresa Ética, cujo propósito é estimular a adoção dos mais altos padrões éticos no trato dos assuntos internos ou externos; aprimorando processos e procedimentos, seguindo as melhores práticas internacionais. A iniciativa oferece treinamento sobre compliance com certificado de participação, Canal de Denúncias e um Modelo de Código de Ética e Conduta, que pode ser adequado às atividades e mais variados modelos de negócio. Mais de 200 certificados já foram emitidos. 

“Trata-se de uma importante conquista para a ABES. Como entidade, temos muito a contribuir para os 10 objetivos do Pacto, como também aos 17 ODS. E, como seguimos firmes em nosso propósito, que é contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento, fazer parte da Rede Brasil nos ajudará cada vez mais a assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, com a criação de novas oportunidades para todos, sempre de forma inclusiva e igualitária”, declara Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

acesso rápido

pt_BRPT