Compartilhe

No dia 26/09, a ABES promoveu o lançamento das Verticais de Negócios, em reunião on-line na qual foram apresentadas e discutidas diversas estratégias e iniciativas voltadas para a promoção de cidades inteligentes e a transformação digital nos municípios brasileiros. O encontro reuniu representantes de empresas associadas, do governo e especialistas do setor, que discutiram intensamente a criação da vertical focada em cidades inteligentes e a elaboração de métodos para apoiar prefeituras na implementação desses projetos. Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES, abriu a reunião e destacou a importância da mobilização do ecossistema empresarial para ampliar oportunidades e a inovação nesse segmento do mercado.

Durante a reunião, destacou-se a importância de conectar as empresas associadas à ABES com as prefeituras municipais. Entre as principais ações discutidas, estão o mapeamento de demandas, o alinhamento das necessidades das cidades e a obtenção de recursos para viabilizar os projetos. O grupo sublinhou a necessidade de uma abordagem humanizada e da criação de uma cultura de longo prazo dentro das prefeituras para que a implementação das cidades inteligentes seja bem-sucedida no Brasil.

Pontos de destaque

A discussão reforçou a importância de apoiar as prefeituras na elaboração de projetos e na gestão e obtenção de recursos necessários para a transformação digital. Foi enfatizado que parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com associações de municípios podem ser fundamentais para o sucesso dessas iniciativas.

Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES e líder da Vertical Cidades Inteligentes, convidou participantes do poder público para compartilhar suas necessidades e perspectivas, enriquecendo as discussões com experiências práticas e identificando desafios concretos que as cidades enfrentam. Essa interação foi vista como um passo essencial para alinhar as expectativas e definir ações eficazes. A importância de prover capacitação e qualificação das equipes técnicas nas prefeituras foi outro ponto citado. Jamile dividirá a liderança da vertical com Paula Faria, experiente profissional idealizadora do Connected Smart Cities.

Marcelo Almeida, Diretor de Relações Governamentais da ABES, citou a falta de conhecimento de tecnologias avançadas na segurança pública nos governos estaduais e prefeituras, ressaltando a oportunidade para as empresas de software se aproximarem dos articuladores dessas áreas.

Com a criação da Vertical Cidades Inteligentes, a ABES visa contribuir para a promoção de uma transformação digital eficaz nas cidades brasileiras, fomentando a criação de cidades inteligentes que incorporem tecnologias avançadas, promovam a sustentabilidade e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

acesso rápido

pt_BRPT