Escolha uma Página
Compartilhe

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software lançou nesta quinta-feira (17) uma campanha nacional para conscientizar os brasileiros sobre os abusos de DNS e anunciou a criação de uma página com informações e um canal dedicado ao recebimento de denúncias. O lançamento foi realizado durante a live “Abusos de Domínios da Internet no Brasil: Riscos, Impactos e Como Proteger Usuários”, com participação de especialistas como Daniel Fink (ICANN), Vanda Scartezini (ABES/DNS Women), e Paulo Milliet Roque (ABES).

O abuso de DNS (sistema que traduz nomes de sites para endereços IP) ocorre quando criminosos o exploram para hospedar páginas fraudulentas, disseminar vírus, aplicar golpes ou praticar phishing. Alinhada à definição da ICANN, a ABES considera abusos práticas como malware, botnets, pharming, spam utilizado como vetor e redirecionamentos maliciosos.

A nova página recebe denúncias e disponibiliza conteúdos educativos que ajudam os usuários a identificarem ameaças virtuais e se protegerem. Os casos reportados serão analisados com base em critérios técnicos e legais, com apoio de parceiros especializados na mitigação dos danos. Para conferir, acesse: https://abes.com.br/abusos-de-dns/.

Ao estimular a participação dos brasileiros, a ABES reforça seu compromisso com um ambiente digital mais seguro, ético e transparente. “A conscientização é o primeiro passo para proteger empresas, consumidores e toda a sociedade”, destacou Paulo Milliet Roque. Ele citou ainda a expertise e o trabalho que a associação realiza no combate à pirataria de software, atualmente concentrada no ambiente on-line, por meio da remoção de sites e links que tentam burlar a venda de programas pelos canais oficiais das empresas associadas.

Live é o pontapé inicial da campanha

Na live, Daniel Fink explicou o que é DNS, o papel da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números)  e as ações que são realizadas globalmente. A missão da ICANN é ajudar a garantir uma internet global estável, segura e unificada.

Já Vanda Scartezini apresentou dados globais e sobre o mercado brasileiro sobre abusos de DNS, que têm um impacto econômico e social, porque abre brechas para ataques,  vazamentos de dados e roubos no ambiente virtual.

Assista a live e inscreva-se no canal da ABES: https://www.youtube.com/live/BoSysS41UeE?si=cyL5C_FzelPlSh_K.

acesso rápido

pt_BRPT