ABUSO DE DNS
Denuncie e ajude a proteger o ambiente digital

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software – está comprometida com a construção de um ecossistema digital mais seguro, ético e transparente. Nossa definição de Abuso do DNS está alinhada com a da ICANN e inclui botnets, malware, pharming, phishing e spam (quando usado como mecanismo de entrega para as formas de abuso do DNS mencionadas).
O que é abuso de DNS?
O DNS (Domain Name System) é como a “agenda de contatos” da internet: ele traduz nomes de sites (como www.exemplo.com) para os endereços IP usados pelas máquinas para se conectar. Quando criminosos exploram esse sistema para hospedar sites fraudulentos, phishing, redirecionamentos enganosos ou malware, isso configura um abuso de DNS.
Esses abusos são frequentemente usados para aplicar golpes, roubar dados sensíveis, disseminar vírus ou fraudar consumidores e empresas.
TIPOS DE ABUSO DE DNS

Botnets
Coleções de dispositivos conectados à internet que foram infectados com malware

Malware
Software malicioso projetado para espionar, danificar ou interromper sistemas

Pharming
Redirecionar usuários para sites fraudulentos

Phishing
Enganar usuários para que revelem informações pessoais

Spam
Quando usado como vetor para um ou mais dos outros quatro tipos de abuso do DNS
Conheça os 8 Principais Ataques
COMO DENUNCIAR
Se você identificou um domínio envolvido em práticas suspeitas,envie um e-mail para: cybercrimes@abes.org.br.
Para que sua denúncia seja processada com mais agilidade, inclua as seguintes informações:
E-mail, site ou SMS recebidos
Breve descrição do problema (o que configura o abuso)
Informações de contato (e-mail e celular como opcional)
As denúncias são analisadas com base nas políticas da ICANN e nos princípios legais aplicáveis. Sempre que possível, a ABES atuará em cooperação com parceiros técnicos e jurídicos para mitigar ou remover os abusos identificados.
Além de receber denúncias, esta página oferece conteúdos educativos para apoiar você na identificação de ameaças e na prevenção de riscos digitais.
Sua participação é essencial para um ambiente digital mais confiável. Juntos, podemos combater os abusos e proteger empresas, consumidores e a sociedade.