Compartilhe

Márcio França, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-governador do Estado de São Paulo, anunciou, durante reunião do Secretariado no último dia 22, a construção de um ambicioso espaço tecnológico modelo no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. “O IPT vai iniciar a construção de uma cidade inteligente em seu campus, com todas as suas funcionalidades interligadas, que servirá de protótipo para que prefeitos e secretários conheçam o conceito na prática”, afirmou ele.
 
Cidades inteligentes são locais que utilizam soluções tecnológicas integradas nas áreas de mobilidade urbana, saneamento e gestão ambiental, promovendo sustentabilidade e maior qualidade de vida para a população. Conforme explica Alessandro Santiago dos Santos, pesquisador da Seção de Automação, Governança e Mobilidade do IPT, o objetivo do projeto é que o Instituto seja um espaço permanente de prática e demonstração de soluções tecnológicas. “A ideia é que tornemos campus do IPT um ambiente em que se possa experimentar essas tecnologias e soluções, aplicando nosso conhecimento para uma cidade melhor tanto no conceito de inteligência quanto de sustentabilidade”, explica ele.
 
Empresas e instituições interessadas em contribuir com ideias e apoiar o projeto por meio de parcerias foram convidadas, através de um chamamento público, a participarem de um workshop para exposição, detalhamento e debate das ideias em 23 de janeiro no Instituto. O evento contou com abertura do diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, para falar ao público sobre as atividades que já são desenvolvidas no Instituto e sua importância no desenvolvimento tecnológico do estado. “Nós estamos aqui para ajudar a indústria, o governo e a sociedade a enfrentar os desafios da nossa época através de, por exemplo, inspeção e monitoramento de obras, assessoria e consultoria para o governo e empresas e oferta de soluções para gestão e planejamento”, afirma.
 
As competências que o IPT possui foram unidas em quatro blocos para a primeira fase de implantação do conceito: meio-ambiente, edificações inteligentes, serviços públicos e mobilidade inteligente. Para cada bloco, foram apresentadas as soluções propostas pelos pesquisadores e colaboradores, como a gestão da arborização urbana, monitoramento de desastres naturais, gestão de resíduos sólidos, aproveitamento de água da chuva, iluminação pública inteligente, inspeção automatizada de galerias pluviais e semáforos inteligentes, entre outras.
 
Até o final de 2018, o ambiente deverá ter sido criado em São Paulo e demonstrará suas tecnologias através de centros de controle, smartphones, mapas digitais, galeria de tecnologias e visita às instalações físicas. Durante o evento, os pesquisadores responsáveis pelas soluções ficaram disponíveis ao público para debate e esclarecimento de dúvidas de suas respectivas competências.

acesso rápido

pt_BRPT