Compartilhe

Foram comercializados 17,9 milhões de aparelhos no país, sendo 10,4 milhões smartphones no terceiro trimestre de 2013, crescimento de 147% em relação mesmo período no ano passado e 20% em relação ao segundo trimestre de 2013. Já os features phones (aparelhos convencionais) registraram queda de 33% em relação a 2012 e de 5% na comparação com o trimestre passado. Os dados são da IDC Brasil.
 
“Além da redução no valor do tíquete médio para os dispositivos, os grandes fabricantes que atuam no Brasil já voltam quase todo seu portfólio para este tipo de aparelho”, avalia Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, que também aponta como fator de crescimento as novas marcas lançadas no mercado de celulares, vindas de outros segmentos de TI, provocando um aumento da concorrência e, consequentemente, maior oferta de modelos e preços menores. “Esta situação permitirá que a nova classe C brasileira entre de vez neste mercado, o que poderá impulsionar mais as vendas dos celulares inteligentes”, diz.
Modelos com faixas de preços maiores também apresentaram crescimento, mostrando que o momento do mercado é bom para todos. "A IDC acredita que existem dois movimentos de transição simultâneos no mercado. Quem tem um celular básico está migrando para um smartphone de entrada e quem já tem um dispositivo com dados, está comprando um smartphone mais robusto, mais premium", explica.

Dos 10,4 milhões de smartphones vendidos no terceiro trimestre, 90% eram dispositivos com sistema operacional Android.  Ainda segundo o estudo, o open market (vendas nos canais que não a operadora) representa 52% da comercialização dos dispositivos, mas as operadoras seguem sendo o principal canal de vendas para este tipo de aparelho. O segmento corporativo representa 11% das vendas dos dispositivos inteligentes, um crescimento de 148% frente ao mesmo período do ano passado.

No mercado mundial, os números também são recordes. No terceiro trimestre do ano, as vendas de smartphones atingiram cerca de 468 milhões de unidades, um aumento de 39% frente ao mesmo período no ano passado. No comparativo trimestral, o crescimento foi de 9%. A queda substancial no preço deste tipo de dispositivo e a chegada de novos fabricantes no mercado, além dos números realizados pela China, que hoje já representa mais de um terço do mercado, foram os principais responsáveis pelo saldo positivo.

"Olhando para o futuro, temos a expectativa de outro grande salto nas vendas para o quarto trimestre e um novo recorde para o mercado de smartphones mundial, já que historicamente esse período apresenta bons resultados motivados pelas vendas de Natal e lançamentos”, diz o analista da IDC. Segundo ele, o mercado mundial deverá chegar próximo de um bilhão de unidades vendidas em 2013.
 

 

  2° Tri13
Unidades
2° Tri13
Unidades
3°Tri13
Unidades
Crescimento
trimestral
Crescimento anual
Feature Phones 11.1 7.8 7.5 -5% -33%
Smartphones 4.2 8.7 10.4 19% 147%
*Total 15.3 16.5 17.9 8% 17%

*Dados Brasil – em milhões
 

acesso rápido

pt_BRPT