Compartilhe
 
Rodrigo Carril, Chief Compliance Officer da Softline Brasil

Associada da ABES, a Softline Brasil, empresa de consultoria e provedora de soluções de TI global, conquistou em julho o certificado do Programa de Compliance, o DSC 10.000 (Diretrizes para o Sistema de Compliance), registro exclusivo da Empresa Brasileira de Acreditação de Normas de Compliance (EBANC), que tem duas importantes finalidades: estabelecer um guia para as empresas construírem seus sistemas de compliance, com os requisitos mínimos para assegurar sua efetividade; e ser a referência para avaliação de um sistema de compliance implementado, servindo de base para uma certificação voluntária.
 
Para obter esta certificação, a empresa russa passou por um processo de auditoria independente, pelo qual foram verificados documentos e realizadas entrevistas para comprovação da efetividade dos processos e políticas internas. O certificado tem validade de dois anos.
 
Rodrigo Carril, Chief Compliance Officer da Softline Brasil, explica que “todas as políticas e processos existentes na empresa foram revisadas e atualizadas, de acordo com a necessidade de certificação. Esta é uma atividade regular para atestar a aderência das políticas e processos à realidade da empresa e deverá ser realizada periodicamente”.
 
Segundo Carril, com esta chancela de qualidade, a empresa sai na frente, pois se trata de uma certificação ainda pouco frequente no Brasil, especialmente em empresas do segmento. “Somos a segunda empresa de consultoria e soluções em TI no País a receber tal reconhecimento”, afirma o executivo. Ele avalia que, diante das circunstâncias político-econômicas do País e das estratégias dos principais fabricantes do mundo, o tema de Compliance estará ainda mais em voga e será fundamental para a contínua evolução dos negócios.
 
Comunicação e treinamento
 
Outro ponto importante para essa conquista foi o treinamento de todos os funcionários, que tiveram de participar de treinamentos gerais de compliance, bem como vão receber instrução sobre toda e qualquer nova política ou processo. “É dever da empresa garantir que não apenas os processos sejam implementados, mas que sejam devidamente comunicados e seguidos por todos”, completou Carril.
 
E os processos de mobilização dos stakeholders não pararam por aqui. A Softline informou todos os seus clientes e parceiros sobre esta conquista, registrando o seu compromisso com a ética e transparência na condução de seus negócios. A empresa disponibiliza seu Código de Conduta e Política Anticorrupção em seu website, bem como mantém um canal de denúncias, de acordo com os mais altos padrões de compliance.
 
Como a corrupção é um dos maiores males que assombra as empresas atualmente, a Certificação DSC 10.000 de Compliance vem para atender às necessidades da companhia, passando a ser um verdadeiro diferencial de mercado, capaz de reafirmar o compromisso da Softline em relação às melhores práticas de governança do mercado. Rodrigo Carril acrescenta dizendo que essa certificação mostrará, acima de qualquer coisa, a seriedade, o compromisso com a ética e a transparência da Softline. “É um valor que será agregado aos nossos produtos e serviços e que impactará fortemente nas relações da empresa com seus parceiros, fornecedores e clientes”, finaliza.
 
Sobre a EBANC: criadora do DSC 10.000 – Diretrizes para o Sistema de Compliance, conta profissionais experientes oriundos de diversos segmentos, tais como, empresas com sistemas de Compliance robustos, universidades, escritórios de advocacia, consultorias e da administração pública. A DSC 10.000 é aplicável para empresas de qualquer natureza e porte, permitindo a adoção customizada de práticas adequadas ao perfil da organização.

Sobre a Softline: Multinacional fundada em 1993 e uma das líderes mundiais na oferta de soluções de Tecnologia, consolidando conhecimento e experiência na prestação de serviços de TI, cloud computing, software e hardware em 30 países e em 80 cidades do mundo. A empresa está presente no Brasil desde 2014 e atua como especialista na oferta de licenciamento, cloud computing, gerenciamento de ativos e serviços especializados em TI.

 

acesso rápido

pt_BRPT